Encontro Regional de Agentes Jovens Ambientais (AJAs), do Maciço de Baturité

20 de maio de 2022 - 15:27

Confira as imagens do Encontro Regional de Agentes Jovens Ambientais (AJAs), do Maciço de Baturité. O evento, ocorrido na manhã de hoje (20), no auditório do Instituto Federal do Ceará, Campus Guaramiranga, contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno. O titular destacou o quanto é importante para ele, participar dos encontros AJAs e contou quando surgiu a ideia do Programa AJA. “Foi quando fomos inaugurar mais uma Areninha, obra do então governador Camilo Santana, na Via Paisagística, no entorno do Maranguapinho, e ali, juntamente com o Governador, pensamos em criar projeto que já está sendo copiado por outros estados”, disse, citando o Maranhão.

Em janeiro de 2021, o governo do Ceará lançou edital para a seleção de dez mil jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios cearenses, para atuar em projetos socioambientais. O objetivo do AJA é “estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”.Atualmente, o programa conta AJAs tatuando em todos os 184 municípios cearenses.