Domingo (22), Dia da Biodiversidade, tem Viva o Parque no Cocó, Maranguapinho, Curió e Botânico

20 de maio de 2022 - 13:19

Neste domingo, 22 de  maio, celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU),  em 1992, paraconscientizar a população de todo o mundo sobre a importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade.  “Nada mais pertinente ao Viva o Parque,  projeto do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) , que propicia aocearense, a  oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação (UCs) estaduais”, afirma o  titular da SEMA, Artur Bruno.

A solenidade de abertura da  Semana da Biodiversidade 2022, promovida anualmente pelo  governo do Ceará, por meio da SEMA, será às 9h, no Meliponário do Parque Estadual do Cocó, e contará com a presença do secretário Artur Bruno. Este ano, o tema  da semana, que acontece de 22 a 28 de maio, é “Conheça a Flora e a Fauna do Ceará”. De acordo com Bruno, “o assunto tem como objetivo, publicizar os grandes avanços no mapeamento da nossa flora e fauna”. Após solenidade de abertura, o educador ambiental e apicultor, Joaquim Saldanha, realizará, a partir de 10h, oficina sobre as abelhas nativas. Confira a programação completa da  Semana da Biodiversidade 2022  neste aqui

Programação gratuita

 Além do Parque Cocó, o Viva o Parque ocorre em mais três UCs estaduais: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia (PEBC). No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h, e o PEBC, de 9h ao meio dia. Naprogramação gratuita tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

O gestor do Cocó, Paulo Lira, lembra que na programação da UC tem Arvorismo, de 7h  às 12h. “É uma atividade física radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação”, explica. O arvorismo funciona aos sábados e feriados, também, nos horários de 8h às 120h e 14h às 17h.Para praticar o arvorismo, é preciso gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Os visitantes e frequentadores do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que que deu nome ao parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

Botânico, Maranguapinho e Curió 

O Botânico, que recentemente retomou as atividades do Viva o Parque, sempre realiza a  distribuição de muda. “Seguimos com as mesmas atrações de sempre, com exceção do pedalinho”, informa o gestor  George Feijão, do Parque Botânico. “Com 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, o Botânico configura um convite e uma caminhada com ar puro e beleza  natural exuberante”, completa. Tem ainda os quiosques, com  visibilidade para o espelho d’água,  proporcionando um ótimo lugar para passeios em família.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada, vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, como acontece todos os domingos, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

 

SERVIÇO: Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.