SEMA realiza primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais em Pindoretama

13 de maio de 2022 - 15:51

A Secretaria do Meio Ambiente,(SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, em Pindoretama. A atividade aconteceu no período de 11 a 13 de maio com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário daquele município. A capacitação foi dirigida aos docentes municipais, aos Agentes Jovens Ambientais (AJAs), aos membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMAs), da Defesa Civil e técnicos das secretarias de Pindoretama.

Participaram da abertura das atividades, o Secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos, Eli Costa; o Secretário da Educação e Juventude, Paulo Sergio Nogueira, o gerente do Mais Paic/Educação, Eryck Dieb; e representando a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Tiago Rebouças e Márcio MJ. Na programação do curso, com carga horária de 120h, temas como Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, Noções de Legislação e Licenciamento Ambiental, foram ministrados educador ambiental da Coeas/SEMA, Genario Azevedo, que contou com o apoio operacional de Castrinho.

De acordo com Azevedo, os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer através de um vídeo, a “futura” Central Municipal de Reciclagem (CMR) que está em processo de construção. “O equipamento receberá o recicláveis provenientes da Coleta Seletiva do município, incluindo resíduos da construção civil e material de podas”, explica o educador ambiental da SEMA, Genario Azevedo, ministrante da capacitação. Para Tiago Rebouças da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Pindoretama, “a capacitação será importante no processo de ampliação da coleta seletiva no município, bem como na elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental”. No final do curso, o alunos elaboraram projetos que serão implementados no município.