Sema apresenta Política de Resíduos Sólidos em evento no Cariri

12 de maio de 2022 - 16:01

O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou na manhã desta quinta-feira, dia 12 de maio, no Auditório do Cineteatro Municipal Professor Júlio Macedo Costa, no município de Brejo Santo, da I Conferência Municipal de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental (Cores). Bruno proferiu palestra sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Ele destacou o papel do estado como indutor dos avanços necessários para a implementação da gestão de resíduos no Ceará. “A capacidade de gestão tem que ser ampliada e qualificada e quanto a regionalização, é uma referência de partida para atingir a escala adequada”, disse.

Na ocasião, Artur Bruno, na condição de Secretário do Meio Ambiente do Ceará e Presidente do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, entregou a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, 2021e certificado, para o agricultor do Cariri, José Raimundo de Matos, conhecido como José Artur. O agraciado recebeu a honraria por contribuir de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. Em 2021, devido a a pandemia, a solenidade de premiação foi on-line, portanto o agricultor José Artur, participou virtualmente da cerimônia e não pôde receber a comenda.

Também participou do evento, o Analista de Regulação, Alceu de Castro Galvão Junior, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Ele apresentou a palestra, “Novo Marco Legal do Saneamento”. O evento foi presidido pelo Prefeito do Município de Milagres, Cícero Figueiredo, atual presidente do Consórcio Cores, que é formado pelos municípios de Abiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras.

A Conferência teve como público-alvo, prefeitos, representantes dos órgãos governamentais com atuação no saneamento básico, meio ambiente e recursos hídricos e saúde; prestadores de serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; representantes das secretarias municipais); sociedade civil organizada e representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Uma delegação de estudantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo do Ceará, e coordenado pela Sema, também estiveram presentes.