Sema recebe jovens e realiza vivência em educação ambiental no viveiro do Adahil Barreto

6 de maio de 2022 - 12:46

Jovens do Instituto Dr. Rocha Lima visitaram no último dia 3 de maio, o Viveiro Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, para uma vivência em educação ambiental. Acompanhados por uma representante da Unidade Fortaleza, do Serviço Social do Comércio (Sesc-Fortaleza), foram recebidos pela equipe da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, o técnico da Ceflor, Lucas Silva, e os viveiristas do Adahil Barreto, Lourival Carvalho e Daniel Batista, ministraram para os nove visitantes, uma oficina sobre produção de mudas.

De acordo com a representante do SESC – Fortaleza, Kássia Oliveira, o Instituto é uma instituição que atende crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade. “Esses jovens participam do projeto ‘Olhares Comunitários’, do Sesc-Fortaleza, que visa colaborar para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social”, disse. “É muito importante estarmos dentro desse espaço e envolver o nosso público na questão ambiental”, completou. A iniciativa, fomenta ciclos de debates, proporcionando formações nas áreas de desenvolvimento social, comunitário e socioambiental, construindo coletivamente intervenções comunitárias.

O técnico da Ceflor informou que o objetivo da oficina foi mostrar as etapas de produção de mudas desde a coleta até como fazer o plantio da planta e os cuidados para ela desenvolver bem. “ Juntos, fizemos uma coleta de plântulas dentro do parque e também ensinamos a quebrar a dormência de algumas sementes para a germinação”, explicou. A plântula é uma pequena planta resultante do desenvolvimento inicial do embrião e corresponde a uma etapa muito delicada do ciclo de vida vegetal e é composta de sistema radicular e parte aérea.

Viveiro Adahil Barreto

O Viveiro Adahil Barreto, inaugurado dia 5 de junho de 2021, está instalado no Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto. Foi construído em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza com o objetivo de produzir espécies nativas do complexo vegetacional costeiro. São 2.241m2, compostos por galpão, estufa, canteiros e composteira. A previsão de produção é de 50 mil mudas, para doação e plantio em outras áreas.

São muitas as espécies produzidas no Adahil Barreto. Entre elas destacamos: alamanda; angelim; angico; araticum-do-brejo; cajá; cajueiro; carauba; catanduva; catingueira; cedro; cumaru; gonçalo-alves; ingá; ipê – amarelo; ipê – roxo; jatobá; jenipapo; jenipapo-bravo; mangue branco; mangue preto mangue vermelho; oiti; mororó; timbaúba e outras mais.