Por unanimidade, Funceme ganha o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa 2022

27 de abril de 2022 - 16:04

A Secretaria do Meio Ambiente  (SEMA) e o Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC)  realizam nesta quinta-feira (28), às 14h, no  Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A instituição, que neste ano comemora  o Jubileu de Ouro,  iniciou atividades em 1972, a partir da necessidade de encontrar saídas para as severas secas que assolavam o Ceará. Para o titular da SEMA e presidente do CERBC, Artur Bruno, trata-se de uma escolha acertada. “Ao  longo desses 50 anos, a Funceme desenvolve projetos e ações que protegem e promovem o desenvolvimento sustentável do bioma”, disse.

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005,  destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Consta de uma medalha, cunhada em bronze, formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso figura a  Carnaúba, árvore símbolo  do Ceará.

De acordo com o CRBC, a partir da análise da documentação referente às indicações da 17ª Edição do Prêmio AmbientalistaJoaquimFeitosa, dentre as seis entidades indicadas, a Funceme atendeu todos os requisitos e foi escolhida por unanimidade. Participaram da Comissão de Avaliação: Artur Bruno;  o empresário Fernando Ibiapina Cunha; a geóloga Liduína Carvalho, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); o representante da FIEC, Luiz Fernando; o coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela; a presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Fátima Feitosa; e o agrônomo do INCRA, Deodato Aquino. A reunião foi conduzida pela agrônoma da SEMA, Viviane Monte, coordenadora do prêmio.

 

Saiba mais

No ano de 2020, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (CCA/UF) foi a instituição agraciada. Organizações como Associação Caatinga, The Nature Conservancy e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), já foram agraciadas com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa. Confira aqui, lista dos agraciados em todas as demais edições do prêmio!

Serviço

Entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa 2022

Data: 28 de abril de 2022
Hora: 14 horas
Local: Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, (Bairro Dionísio Torres, Fortaleza)