Equipe da Sema capacita internos do sistema prisional

22 de abril de 2022 - 11:07

A Secretaria do Meio Ambiente(Sema) capacita detentos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, no município de Pacatuba. A capacitação, “Educação ambiental e jardinagem: cultivo de plantas medicinais, hortaliças e ornamentais”, ocorrida no último dia 18 de abril, foi ministrada pelos tecnicos, Christopher Morais, da Célula de Politicas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema) e Antônio Cícero, do Parque Estadual Botânico do Ceará, “ O nosso objetivo foi instruir os detentos sobre o cultivo de hortaliças, a importância para o meio ambiente e como utilizá-las para fins de consumo e comercialização”, explica Morais.

O treinamento constituído de um módulo teórico e outro prático. A parte teórica mostrou aos participantes a importância e o uso das plantas medicinais e hortaliças, a exemplo do boldo, erva doril, romã, moringa, capim santo, babosa, mastruz, alfavaca, orientando-os também que o uso excessivo das mesmas pode causar intoxicações e outras complicações à saúde. Compostagem e a importância da técnica para o meio ambiente, também foi discutido.

Segundo Morais, a prática de plantio de mudas foi realizada na área de jardinagem e horta já existentes na Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo. “Os detentos participaram ativamente da atividade”, disse. Foram plantadas vinca-pendente, espécie ornamental e boldo e penicilina, medicinais. “Em breve serão plantadas árvores como ipê-amarelo, ingá, catingueira, cajá, na unidade”, informou. No local já são cultivados o boldo, capim santo, pimenta, berinjela, mamão, maracujá e outras espécies, além de ornamentais que dão cor aos espaços.