SEMA realiza curso de Formação de Educadores Ambientais em Brejo Santo

11 de abril de 2022 - 15:45

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou o curso de Formação de Educadores Ambientais no município de Brejo Santo, atendendo a solicitação da superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (Cores), Nathália Cruz.

O curso foi ministrado pelos técnicos Katiane Almeida e Milton Alves, no período de 5 a 7 de abril, no Auditório da Universidade Regional do Cariri. Na primeira etapa foram trabalhadas as seguintes temáticas: Proposta do Curso; Projetos em Educação Ambiental; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Legislação Ambiental; Ética e Cidadania; Sociedade, Cultura e Natureza. Durante os intervalos das apresentações houve dinâmicas e vídeos sobre os assuntos. Por fim, aconteceu a elaboração de um único plano de ação para ser executado em todos os municípios sobre “Descarte de Pilhas e Baterias”.

A formação contou com a participação de 9 municípios que compõem o consórcio: Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Mauriti, Barro, Pena Forte, Porteiras, Milagres e Jati, representados por seus secretários municipais de Meio Ambiente, Educação, além de professores, AJAs e membros do Consórcio Cariri Oriental, perfazendo um total de 33 cursistas.

A II etapa do curso será realizada em junho, tendo como assuntos: Código Florestal, Mudanças Climáticas e Saneamento Ambiental (recursos hídricos; resíduos sólidos, A3P). Neste segundo momento, os cursistas deverão apresentar a execução do plano de ação, tendo como resultado final a certificação de todos os participantes.