Inaugurado o Bosque do Bom Viver e o gestor do Parque do Cocó, recebe homenagem

11 de abril de 2022 - 09:00

Na manhã deste domingo (10), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) inaugurou o Bosque do Bom Viver, na Área Padre Antônio Tomás, do Parque Estadual do Cocó. O espaço, em meio a exuberante natureza da Unidade de Conservação (UC) estadual e que já contava com um minicampo de golfe, agora vai ter mesinhas para jogos de dama, xadrez e a cancha de boccia (ou bocha). Esta última, iniciativa do Cocó Golfe Clube com o apoio da Sema.

Participaram da inauguração, o titular da Sema, Artur Bruno, o golfista Antenor Naspolini, idealizador do Cocó Golfe Clube e da bocha, no Cocó, o gestor da UC, Paulo Lira, e a jogadora de golfe e bocha, Eliane Lemos, dentre outros. De acordo como Bruno, na visão de Naspolini, a bocha atrairia muitas pessoas. “Ele nos pediu para construir uma cancha para a prática do esporte e hoje, estamos aqui contando com mais essa opção para as famílias cearenses que frequentam o Cocó”, disse. Na ocasião, aconteceu um torneio, de bocha com participação aberta ao público presente, e o time verde levou a melhor e venceu o vermelho por 12 a zero.

 

Naspolini informou que o jogo de bocha exige concentração e coordenação, nasceu nos tempos do Império Romano e segue sendo muito praticado na Europa, principalmente na Itália, bem como no Sul e Sudeste do Brasil e que considerava muito importante, o Ceará ter cancha de bocha também. “Começamos jogando sobre a grama e agora, contamos com uma cancha oficial de 24 metros de comprimento, com quatro de largura, construída em tempo recorde e que não perde me nada para nenhuma lá do Sul”, contou. Na cancha foi afixada uma placa com informações como a origem da bocha e a dinâmica do jogo.

Sonhador e realizador

A golfista e jogadora de bocha, Eliane Lemos, definiu o momento como especial e afirmou que o equipamento esportivo só foi viabilizado, graças à gestão do Parque Estadual do Cocó. “Sempre nos acolheu, nos ouvindo, avaliando as nossas ideias e mais do que avaliar, concretizar. Um exemplo é o Paulo Lira, o nosso secretário Bruno e professor Naspolini, o sonhador que mais realiza. Todo dia ele joga uma semente de vida nesse parque e hoje estamos aqui celebrando”, declarou. Lira, gestor do Cocó foi homenageado pela turma da bocha com um troféu, por sua “excelente gestão”.

Boccia ou bocha

O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. A cancha do Parque do Cocó tem as medidas oficiais – 24 metros de comprimento e 4 metros de largura.