Sema participa do II Fórum de Arborização Urbana, em Paracuru
30 de março de 2022 - 10:37
No contexto da Festa Anual das Árvores 2022, a Câmara Municipal de Paracuru realizou, no último dia 23 de março, o II Fórum de Arborização Urbana. Na ocasião, o técnico, Christopher Morais, da Célula de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretara do Meio Ambiente (Sema), proferiu a palestra “Arborização urbana e sua importância”. O evento foi organizado pelo educador ambiental do município, Lindomar Alcântara.
O técnico destacou pontos importantes e disse que “arborizar espaços urbanos traz conforto térmico, diminui a velocidade dos ventos, evita a erosão do solo, mantém a biodiversidade, atraindo pássaros e insetos, promove bem-estar psicológico, retém poeira e outros elementos em suspensão no ar, harmoniza os espaços, amortece ruídos e um ponto muito importante nesses tempos de alterações climáticas, aumenta a troca gasosa , ou seja, captura CO2 e libera O2”, explicou.
Valorização de Espécies Nativas
Ele também apresentou a legislação federal e estadual, que asseguram a expansão e manutenção de áreas verdes em todo o território nacional, destacando o artio 225 da Constituição Federal que assegura que todo cidadão tenha “direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”. E pontuou o Programa de Valorização de Espécies Nativas, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Sema, baseado na Lei n° 16.002 de 02 de Maio de 2016. “As plantas exóticas invasoras como por exemplo o Nim-Indiano (Azadirachta indica) trazem grande prejuízo ao meio ambiente natural e ao urbano”, afirmou.
Durante a palestra, Christopher fez questão de mostrar a importância do distanciamento das espécies, em relação ao mobiliário urbano , ao serem plantadas, e as espécies recomendadas para plantio na arborização urbana. De acordo com o palestrante, o assunto está bem explicado no site da Sema, através do seguinte link: https://www.sema.ce.gov.br/flora/programa-de-valorizacao-de-especies-vegetais-nativas/arborizacao-urbana-e-especies-exoticas/ .
De acordo com o técnico da Sema, após o encerramento da palesta foi discutido, com a participação dos presentes, os desafios para se implementar uma arborização urbana nos moldes ideais com espécies nativas. “A discussão resultou no interesse do município de criar um Plano de Arborização Urbana em Paracuru, com o apoio da Secretaria do meio Ambiente do Ceará”, contou. O evento foi encerrado com o plantio de uma árvore nativa. As autoridades presentes participaram do plantio simbólico que reforçou a importância do momento para o município”, encerra.
Participaram do I Fórum de Arborização Urbana, os secretários de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Ângelo Tuzze Moreira; de Segurança pública, Cidadania e Trânsito, S André Luiz de Sousa e Silva; de Planejamento e Relações Institucionais, José Xavier;todos de Paracuru. Também presentes, o Coronel Helder Gurgel, diretor da Rádio Comunitária Mar Azul FM e o vereador, Magno da Silva Lotfi, que abriram o evento e relataram sobre como atuam na defesa do meio ambiente loca. Um violeiro local fez uma apresentação musical.
Festa Anual das Árvores 2022
O Decreto Federal Nº 55.795, de 24/2/1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Anualmente, o Governo do Ceará realiza o evento. Este ano, de 20 a 27 de março de 2022, a Sema realizou a Festa Anual das Árvores 2022 (FAA 2022), em parceria com municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas. Foram realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.
Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da FAA. Em 2022, considerando que grande parte da população desconhece as espécies nativas do Ceará e os problemas causados por plantas que não são nativas, o tema central foi “Árvores Nativas”.