AVISO DE CONSULTA PÚBLICA – Status de Conservação de Aves do Ceará

8 de março de 2022 - 15:02

O Cientista-Chefe em Meio Ambiente do Estado do Ceará, Prof. Dr.  Luis Ernesto Arruda Bezerra, o Coordenador Científico da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará, Prof Dr. Hugo Fernandes-Ferreira, e o Coordenador do setor de Aves da referida lista, o biólogo Weber Andrade de Girão e Silva, vêm por meio deste documento convidar a sociedade civil para a fase de consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação de Aves do Estado do Ceará.

Em março de 2022 foi concluída a avaliação prévia de 559 espécies de aves listadas no Inventário da Fauna do Ceará, onde foram categorizadas como NA (não aplicável), DD (dados insuficientes), LC (menos preocupante) e RE (extinta regionalmente), EW(extinta na natureza), NT (quase ameaçada), VU (vulnerável), EN (em perigo) e CR (criticamente em perigo) de acordo com os critérios do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Como você pode colaborar agora?

A classificação preliminar do seu status de avaliação encontram-se no Drive abaixo, junto ao inventário de aves do Ceará. Na aba “consulta publica” estão listadas as espécies de aves com seus respectivos status de conservação. Você pode analisar e fazer sugestões à lista, as quais devem ser enviadas para o email: cientistachefesema@gmail.com

https://drive.google.com/file/d/13mzVATVooGGI5PC0HmBX9YToqkXUGnX5/view

Você pode, ainda, Cadastrar-se na página WikiAves <wikiaves.com.br> para inserir fotografias e gravações de aves livres no Ceará. Repita o procedimento na página ARA <ara.cemave.gov.br> para aves capturadas durantes pesquisas devidamente autorizadas. Faça o mesmo na página EBird <ebird.org> caso tenha apenas avistado e identificado a ave. Os dados cadastrados até a primeira semana de abril (7 de abril) serão considerados por especialistas na atualização das avaliações.

Como você pode colaborar ainda mais?

Se você tiver qualquer dado populacional (tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros, etc.), comunique-nos através do e-mail cientistachefesema@gmail.com. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie.

Como faço para entender todo o processo?

Acesse os manuais de avaliação do ICMBIo e da IUCN nos links abaixo:
https://www.iucnredlist.org/resources/redlistguidelines
https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/avaliacao-do-risco/apostila_aplicacao_criterios_categorias_UICN_versao_2.0.pdf

Esse processo gera certificação?

Sim. Tanto o alinhamento metodológico como todo o processo de colaboração até a publicação da Lista das Aves Ameaçadas do Estado do Ceará resultará em certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA – CE).