Sema entrega 22 notebooks para municípios certificados com o Selo Município Verde

24 de fevereiro de 2022 - 15:37

Na manhã desta quinta (24), durante solenidade  no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, os municípios certificados nas categorias B e C, na 13ª Edição do Selo Município Verde – 2021, receberam um  notebook. Os prefeitos e secretários municipais das 22 localidades receberam o equipamento das mãos do titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Este momento é um reconhecimento a todos vocês que se destacaram na condução das suas políticas ambientais”, disse Bruno ao abrir o encontro.

De acordo com Bruno,  ano passado aconteceu um momento virtual, no qual a Sema anunciou os municípios que se destacaram na 13ª Edição do Selo e realizou a entrega virtual de certificados. “Aqui é um momento simbólico, um ato de entrega, de reconhecimento  e  estímulo para que vocês continuem  lutando para aprimorar as políticas  ambientais nos seus municípios”, afirmou. O Selo Município Verde é uma das políticas mais antigas na  área ambiental do Governo e foi aprimorada no Governo Camilo Santana.

A coordenadora do programa, no âmbito da Sema,  a técnica Socorro Azevedo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), chamou ao palco cada um dos representantes dos 22 municípios. Prestigiaram o evento, os  prefeitos de Crateús, Marcelo Ferreira Machado; Farias Brito, Deda Pereira; Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra; Nova Russas, Giordanna Mano; e de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra. Também presentes, os vice-prefeitos  de  Crato, André Esmeraldo Barreira; e de Icapuí, Jobede Reis Cirilo da Silva. A coordenadora da Codes,  Luzilene Saboia, também compareceu ao evento.

Incentivo

O prefeito Glêdson agradeceu e parabenizou a equipe  da Sema pelo trabalho que está realizando. Fez questão de deixar o seu agradecimento ao governador Camilo  Santana pelas ações que ele tem  desenvolvido na Região do Cariri, especialmente em Juazeiro do Norte. “Esse incentivo  que  vocês dão para os municípios, nos estimula a desenvolver as políticas públicas necessárias para a preservação do meio ambiente. Portanto, aqui deixamos o nosso agradecimento e nos colocamos à disposição da Secretaria”, declarou.

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza,  Luciana Lobo, também compareceu à solenidade. A Capital recebeu a maior pontuação, entre os 22 municípios. Ela fez questão de reconhecer que  a pontuação que Fortaleza atingiu foi construída com o trabalho de muitas mãos, mãos que também estão na Sema. “Aqui faço o meu registro de  especial agradecimento a Secretaria do Meio Ambiente do Estado”, declarou. Após avaliados “in loco”, os municípios são classificados e enquadrados em uma das três categorias, segundo o intervalo Índice de Sustentabilidade Ambiental. Nenhum município atingiu a pontuação máxima.

Também participaram do ato de entrega, representando os seus municípios, os secretários do Meio Ambiente de Acaraú, Tércio Tavares; de  Acopiara, Danilo Bastos; de Capistrano, Iran Pereira; do Iguatu, Mário Rodrigues; do Mulungu, Carlos Gomes Costa; de Pacatuba, Cláudio Rogério Sousa; de Sobral, Marília Gouveia; a coordenadora do Selo Município Verde de Brejo Santo, Juliana Monte; a vice-presidente Leiliane Barros, do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia; o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca, Francisco Alan Diniz Alencar; o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Morada Nova, Rosineudo Martins Lima; a representante de Novo Oriente, Sônia Carvalho, e o assessor jurídico de Várzea Alegre, André Costa Tanaka.

Selo Município Verde

O Programa Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual nº 13.304/03, alterada pela Lei nº 16.128, de 14 de outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º 27.074/03. É o distintivo que identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.