Avaliações para a Certificação Praia Limpa já começaram

12 de janeiro de 2022 - 16:43

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) iniciou esta semana as avaliações in loco, referente a 5ª edição da Certificação Praia Limpa. “Estamos avaliandos os doze critérios distribuídos em dois eixos:qualidade ambiental e infraestrutura”, disse a técnica, Massília Albano, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), que conduziu a avaliação de das praias, no município de Fortaleza, juntamente com o oceanógrafo, Francisco Jailton Nogueira, do Labomar/UFC; a representante do Greenwes, da Mayra Dias; e com o primeiro-tenente, Ribeiro Filho; o primeiro- sargento Geovane, o Cabo De Farias; e o marinheiro Neto, da Marinha do Brasil.

“A certificação de praias é um incentivo aos municípios litorâneos a compreender as necessidades ambientais do local, respeitando suas limitações de modo a planejar ações sustentáveis para se desenvolverem”, afirma técnica da Codes/Sema, Socorro Azevedo que realizou avaliações nos municípios de Camocim, Jijoca de Jericoacoara e Acarau, em conjunto com os representantes da Marinha: Capitão (AA) Márcio Luiz Neto, o primeiro-sargento (EL) Josimar Alves dos Santos; o primeiro-sargento (AM) Walney Brito da Silva; o primeiro-sargento (EL) Josimar Alves dos Santos; e o marinheiro RM2 Eduardo Hellery de Sousa Alves.

Segundo Massília, uma novidade nesta edição é que um dos critérios de avaliação estabelecidos, foi que para o município inscrever suas praias, seria necessário a formação de um grupo responsável pelo processo. “Esse grupo precisa ter representantes do poder público municipal, setor empresarial e sociedade civil”, informa.

Saiba mais

A Certificação Praia Limpa foi criada em 2007 por meio da Lei Nº 13.892. É um programa do Governo Estadual, coordenado pela Sema. Consiste na concessão de um selo de CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL para os municípios do litoral do Estado do Ceará que aderirem, voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que estas sejam avaliadas de acordo com critérios estabelecidos. “O selo atestará boas condições sanitárias, infraestrutura, segurança e conservação exigidas pelo programa”, encerra Albano.