Em ação agentes jovens ambientais de Fortaleza realizam plantio de árvores no Parque Botânico

17 de dezembro de 2021 - 09:38

AJA em ação! Um grupo de 40  participantes do  Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), em parceria com integrantes do  Instutito de Meio Ambiente de Caucaia (Imac), realizaram na manhã de hoje (16), o plantio  de  50 palmeiras no Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBC). Segundo a bióloga, Roberta Rocha Miranda, do PEBC, a área escolhida para o plantio tem histórico recorrente de queimadas. “Mas os AJAs fizeram a recuperação com a espécie nativa, Copernicia prunifera, a nossa Carnaúba e  árvore símbolo do Ceará”,  disse.

A atividade não foi só a de plantio. A equipe do Viveiro de Mudas do Botânico, o viveirista, Mauro Mariano, o estagiario Renan Maciel e a bióloga Roberta, além de auxiliar os jovens no plantio, realizaram  uma mini oficina  com explicações sobre a área,   a  espécie e ainda sobre os preparos para plantio e pós plantio. “Os AJAS Ajas tiveram a oportunidade de aprender na prática,  como confeccionar sua própria muda dentro de um viveiro”, relata Roberta. A coordenadora dos AJAs, Debora Evelyn de Oliveira, da região Grade Fortaleza, acompanhou a atividade.

Curiosidade

As árvores juntamente com os oceanos,  são um dos principais mecanismos de captura de carbono do planeta: especialmente durante a fase de crescimento, as árvores absorvem dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e o armazenam. Por outro lado, as árvores também produzem oxigênio, essencial para a respiração. Apenas o plantio de seis árvores por mês é suficiente para compensar as emissões de CO2 que produzimos, levando em consideração a média anual global de cerca de 6 toneladas de CO2 por pessoa.

Programa AJA

O  Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de estado, criada pelo Governo do Ceará, conforme Lei Estadual 17.383, de 11 de  janeiro de 2020. Sob a  gestão da Sema, o programa que atende 10.000 jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, busca estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Parque Botânico

 O Parque Estadual Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação (UC) estadual, localizada no município de Caucaia, às margens da CE-090. Situada à 15 km da capital Fortaleza, está inserido em uma área de 190 ha entre a zona de pós-praia e o sertão, no Complexo Vegetacional de Zona Litorânea. Possui uma fitofisionomia diversificada com espécies de mata de tabuleiro, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e uma parte do manguezal e mata ciliar.