Sema conclui  segunda etapa do curso para formação de educadores ambientais, em Monsenhor Tabosa

16 de dezembro de 2021 - 07:55

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema)  realizou a segunda  etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, no município de Monsenhor Tabosa. A capacitação, ministrada  pelos educadores ambientais, Genario Azevedo e Marina Fernandes, da  Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema), aconteceu nos dia 14 e 15 de dezembro. “Participaram 62 pessoas, na maioria docentes municipais, membros da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (Coociclar) e técnicos municipais”, informa, Genario.

Mudança Climática, Ética Ambiental e Cidadania, Consumo Consciente  e   Sociedade, Cultura e Natureza foram temas discutidos durante esta segunda etapa. Na oportunidade, doze equipes apresentaram Planos de Ação, projetos  desenvolvidos pelos prticipantes e em execução nas escolas e entorno, comunidades rurais, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e na zona urbana de Monsenhor Tabosa. “Destacamos os projetos de coleta seletiva, hortas orgânicas, arborização urbana, confecção de sacolas retornáveis e implantação de casas de sementes”, disse Marina.

Formação importante

Para o secretário da Educação de Monsenhor Tabosa,  Professor José René , a formação de educadores ambientais é importante para os professores e professoras municipais. “Uma vez que debateu e discutiu importantes temas, que serão levados ao ambiente escolar”, afirmou. A Secretária de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Soraia Pedrosa, ressaltou as parcerias com a Secretaria de Educação do município e com a Sema, quanto à capacitação de docentes, por contribuir para  a execução do Programa “Monsenhor Tabosa Sustentável”.

O município de Monsenhor Tabosa  prepara-se para receber a certificação Selo Município Verde. “Para isso, contará com os educadores ambientais que atuarão em diversos projetos de sustentabilidade no município”, afirmou Márcia Andrade, que assessora a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O Curso de Formação de Educadores Ambientais tem uma carga horária de 120 horas, sendo 40 horas presenciais e 80 semipresenciais.