Sema reúne coordenadores regionais do programa AJA para avaliar 2021 e planejar 2022

15 de dezembro de 2021 - 11:41

O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o coordenador Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema)reuniram-se na manhã do dia 14 de dezembro, no Auditório da Sema, com o grupo de coordenadores do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Segundo Rolim, o objetivo do encontro “foi fazer o fechamento e a avaliação de 2021 e planejar o ano de 2022”. Todos os 17 coordenadores compareceram à reunião.

Distribuídos nas regiões administrativas do estado do Ceará, os coordenadores fazem um acompanhamento mais próximo dos AJAs e dos municípios envolvidos. São atribuições dos coordenadores, desenvolver junto com os jovens e os monitores dos mesmos, um Plano de Atividades de cunho ambiental a ser implementado no município de atuação dos AJAs; acompanhar e dar suporte técnico ao monitor – ponto focal – no em todas as fases do Programa.

Programa AJA

O Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de estado, criada pelo Governo do Ceará, conforme Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020. Sob a gestão da Sema, o programa que atende 10.000 jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, busca estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.