Com 4.253 mudas Sema pintam de verde o Programa Mais Infância

30 de novembro de 2021 - 16:44

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema)  participou da inauguração do primeiro Centro de Educação Infantil (CEI),  em Trairi. A equipe da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema) realizou a doação e o plantio de mudas de frutíferas, de ornamentais e de medicinais, durante entrega de equipamento. Para o técnico da Célula de Políticas de Flora, da Cobio, Christopher Morais, é muito bom ver a alegria das crianças durante a atividade. “Elas falam que vão cuidar das plantinhas para que se desenvolvam e cresçam bem”, conta. Das 40 mudas doadas para o equipamento inaugurado nesta  segunda-feira (29), 20   já foram plantadas.

O  CEI faz parte do programa Mais Infância, coordenado pela primeira-dama do Estado, Onélia. De natureza multissetorial, o programa é estruturado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. A Sema tem participação no pilar Tempo de Brincar realizando o plantio e doação de mudas durante entrega de equipamentos Brinquedopraças, Praças Mais infância, CEIl e Complexo Mais Infância. A ação promove educação ambiental também. “Muito importante para fortalecer nas crianças o cuidado com o meio ambiente”, disse Christopher.

A Sema plantou 1.176 mudas, doou 3.077, totalizando 4.253 plantas para as ações do Mais Infância. Até Novembro de 2021, a Secretaria participou de  ações nos municípios de Acarape,Antonina do Norte, Aurora, Barbalha, Barroquinha, Caucaia, Chaval, Farias Brito, Fortaleza, Groaíras, Horizonte,  Icapuí, Itarema, Itapipoca, Jucás,  Lavras da Mangabeira, Maranguape, Miraíma, Mucambo, Pacajus, Palhano, Paramoti, Pentecoste, Pindoretama, Pires Ferreira, Quixeramobim, São Benedito, São Luís do Curu, Sobral,  Viçosa do Ceará,  Tururu e Trairi.

Mais Infância

Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, tem a visão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, com a missão de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança.