“Tecendo Saberes”, mulheres pescadoras do Ceará realizam mais um encontro promovido pela Sema

29 de novembro de 2021 - 10:53

Nesta terça-feira ( 30), de 8h às 17h, na sede da Colônia de Pescadores Z-8, no bairro do Mucuripe, em Fortaleza, acontece a segunda edição do Encontro das Mulheres Pescadores do Ceará: Tecendo Saberes. O evento é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto Botucatu, com apoio da gestão da unidade de conservação (UC) estadual, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim), e da Colônia de Pescadores Z-8.

O II Encontro das Mulheres Pescadores do Ceará: Tecendo Saberes, contará com a presença do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; do Presidente da Federação de Pescas do Ceará, Sr. Raimundo; do Presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Sr.Chico; da alagoana, Ana Paula, uma das lideranças da Rede Nacional de Mulheres do Mar; e contará ainda com a participação da consultora, Kátia, do Projeto GEF Mara. O I Encontro de Marisqueiras da Colônia de Pescadores Z-8, aconteceu em novembro de 2019 e contou com100 participantes.

O objetivo do projeto Botucatu é “unir a comunidade de pescadores artesanais e marisqueiras da Colônia, com a gestão do Pemprim. A ação surgiu no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), que convidou as unidades executoras do projeto a apresentarem propostas de subprojetos que promovam a articulação e o fortalecimento de organizações comunitárias e comunidades beneficiárias ou usuárias de UCs apoiadas pelo GEF Mar, visando à utilização sustentável de recursos naturais e a participação na gestão dessas áreas protegidas. A unidade executora do GEF Mar, na Sema, é a Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema).