Secretário do Meio Ambiente encerra seminário internacional do Prodema- UFC

26 de novembro de 2021 - 12:25

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, participou na manhã desta sexta-feira (26), da Conferência de Encerramento do XXV Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento virtual trouxe como tema central os “Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno”. O professor Edson Vicente da Silva, moderador do encontro, destacou a proximidade de Bruno com a universidade. “Ele sempre esteve na luta pela conservação ambiental, daí que vem a sua busca de atuar para a sustentabilidade do Ceará”, disse.

Bruno falou sobre “Desafios e Estratégias da Gestão Pública”. Segundo o titular, o seu primeiro e grande desafio foi a montagem da estrutura do Meio Ambiente, institucionalizada por lei, em 2020, com a criação do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Siema). “Estamos desenvolvendo planos e projetos sob a liderança do governador Camilo Santana . Quando assumimos tivemos que escolher as prioridades da gestão. Temos responsabilidade com o Desenvolvimento Sustentável e por isso precisamos de foco, saber onde chegar e trabalhar com transparência”, disse.

Por ocasião Conferência de Encerramento do XXV Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema foi lançado o livro, Conservação &Sustentabilidade – Desafios Teóricos, de autoria do Professor Adauto e Doutoras Mariana e Edilma. A orientadora, Andrea Moreira, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), integrou a Comissão Científica do seminário.