Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Ceará foram certificados pelo CN-RBMA

26 de novembro de 2021 - 16:28

Na manhã desta quinta-feira, dia 25 de novembro, no Auditório Luiz Esteves Neto, no edifício-sede, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), as unidades de conservação (UCs) estaduais, Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara Suja, Parque Estadual do Cocó e o Parque Botânico do Ceará foram certificados como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Os referidos postos avançados foram aprovados e homologados, dia 26 de maio de 2020, pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA).

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a certificação aumenta a nossa responsabilidade. “Os postos avançados são verdadeiras vitrines da RBMA e mais um compromisso do Governo do Ceará e da Sema, com o desenvolvimento sustentável. As três UCs servirão de referência para a conservação da natureza em território de Mata Atlântica, no Ceará”, disse. Uma Reserva da Biosfera pode ser entendida como uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental e o desenvolvimento humano sustentável.

Os títulos foram entregues aos gestores das UCs. Patrícia Jacaúna, do REVIS Periquito Cara-Suja, e Paulo Lira, do Parque Estadual do Cocó, receberam o certificado das mãos do secretário-executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o gestor George Feijão, do Parque Estadual Botânico, recebeu do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Paulo Kimura.

Mais responsabilidade

Jacaúna afirma que a responsabilidade aumentou, assim como o orgulho mais. “Trata-se de uma área com uma rica biodiversidade, de grande importância para planeta, sem contar as grandes contribuições para os serviços ambientais”, revelou. Ser reconhecido como um Posto Avançado da RBMA exige que ali se desenvolvam, de forma permanente e exemplar, pelo menos, duas, das três funções de uma Reserva da Biosfera – conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera (World Network of Biosphere Reserves) é a estrutura coordenada de reservas da biosfera, reconhecidas no âmbito do Programa Homem e Biosfera, da Unesco. Ela inclui 614 reservas da biosfera distribuídos por 113 Estados. No território brasileiro há sete Reservas da Biosfera: Mata Atlântica; Cinturão Verde de São Paulo; Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço.