Secretário Bruno participa de reunião com reitor da UECE sobre atendimento hospitalar aos animais

12 de novembro de 2021 - 15:37

Fotos: Chico Gomes

Nesta manhã (12/11), no gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o reitor Hidelbrando Soares se reuniu com os secretários estaduais, Artur Bruno, do Meio Ambiente; Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; e o Secretário-Executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, da Casa Civil. Também presentes, o vice-reitor e diretor do Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), Dárcio Ítalo Alves Teixeira; o Pró-Reitor de Planejamento, Paolo Giuseppe Lima de Araújo e o professor Isaac Borges, coordenador do hospital.

O reitor Hidelbrando disse da “alegria” por receber tão “ilustres” convidados. “A grande motivação da nossa reunião é o hospital veterinário da Uece , o maior do Norte e Nordeste do país, tanto em atendimento como em área construída”, disse. Na ocasião, o professor Isaac fez uma apresentação na qual relata que o hospital é a realização de um sonho de 50 anos, iniciado em 1969. “A unidade hospitalar aberta em 2016, faz 60 atendimentos e 12 cirurgias por dia. Praticamente dobrou o potencial de atendimento entre 2018 e 2021”, relatou. As consultas são realizadas a partir de R$ 25 e para quem é beneficiário de programas sociais do Governo Federal, são gratuitas.

Em seguida, o secretário Bruno destacou a norma que estabelece a Política Estadual de Proteção Animal, recentemente sancionada pelo Governador Camilo Santana. De acordo com a lei, está sendo criado um Plano Estadual de Proteção de animais silvestres e um outro de animais domésticos. “Uma das questões centrais dos planos é a saúde desses animais e acredito que a faculdade e o hospital veterinário têm um papel decisivo nisso”, afirmou. “Qual o desenho do atendimento à demanda animal? Não podemos ficar só nas emergências, precisamos ser pragmáticos existe uma urgência e não podemos ficar só no emergencial”, ressaltou.

Flávio Jucá levantou a questão de como buscar recurso parlamentar e como criar um sistema, uma rede de atendimento. Um representante da equipe do deputado Célio Studart informou que “o período é de emendas parlamentares e a causa do parlamentar é a causa animal”. Além dos assessores dos deputados estaduais, Acrísio Sena e Célio Studart, também participou da reunião, o coordenador, Jeová Costa, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Ao final da reunião todos os participantes participaram de uma visita cao Hospital Dr. Sylvio Barbosa Cardoso, único hospital público veterinário do Ceará, para conhecer a estrutura de atendimento do mesmo.