Selo Empresa Sustentável terá nova edição em 2022 para o setor de hotelaria

11 de novembro de 2021 - 15:49

As empresas certificadas com o Selo Empresa Sustentável receberam sua premiação nesta quinta-feira (11), às 14h, em solenidade presencial, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Participaram, além dos representantes das agraciadas, o titular da Sema, Artur Bruno, a coordenadora, Luzilene Saboya, e as técnicas, Magda Marinho e Sara Pianowski, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes). A edição piloto, iniciada ainda em 2019, feita somente em Jericoacoara, certificou as pousadas Chez Loran e Vento de Jeri e o hotel Casa na Praia, que serão beneficiadas pelo Selo durante dois anos. O lançamento do Selo e a premiação virtual aconteceram dia 6 de maio. Porém, em virtude da pandemia, só agora houve a entrega.

Daniele Tamara Fernandez, da pousada Vento de Jeri, ressaltou que “desde o primeiro momento, acolhemos a ideia, pois tínhamos foco na sustentabilidade, com ações pontuais, e o prêmio mostra que estamos no rumo certo. Queremos que outras empresas participem”. Luís Manuel Marques, da Chez Loran, parabenizou a iniciativa do Estado. “Pra mim é importante ter conseguido alcançar este Selo. Penso que este será o futuro. Sem sombra de dúvidas, isso é parte fundamental para o turismo: o cliente aprecia as empresas que estão antenadas com a natureza”, afirmou. Já para Eli Valentin, do hotel Casa na Praia, “isso impacta as outras empresas de Jeri para tentar estabelecer uma consciência coletiva com seus funcionários. Hoje tudo é sustentabilidade e é um diferencial para os clientes nos escolherem. Eles percebem este cuidado”.

Sara Pianowski, técnica da SEMA, explicou que “o projeto-piloto foi um grande desafio. A gente bateu de porte em porta e foi legal eles acreditam que isso era importante para a empresa deles, para fortalecer o negócio”. Na sua fala, o titular da SEMA, Artur Bruno, reforçou que espera que o exemplo das empresas certificadas possa influenciar positivamente outras instituições a participar de edições seguintes. Magda Marinho, técnica da SEMA que gerencia o processo, informou que a próxima edição deverá ser lançada no início do ano que vem, direcionada para o setor de hotelaria.

O Selo Empresa Sustentável, instituído pela Lei Estadual nº 17.178, de 15 de janeiro de 2020, é um programa de Certificação Ambiental Pública, para identificar empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, como a utilização de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem e geração de impactos sociais positivos. Os indicadores de verificação são diretamente conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, gerando um melhor aproveitamento de recursos ambientais da região e melhorando a qualidade de vida de todas as partes interessadas e impactadas pelo empreendimento.