SEMA entrega Selo Empresa Sustentável nesta quinta

10 de novembro de 2021 - 15:24

Nesta quinta-feira (11), às 14h, em solenidade presencial, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) entregará os certificados do Selo Empresa Sustentável aos estabelecimentos participantes da edição piloto, iniciada ainda em 2019, feita somente em Jericoacoara. “O lançamento do Selo e a premiação virtual aconteceram dia 6 de maio. Porém, em virtude da pandemia, só agora entregaremos pessoalmente os certificados”, explica o titular da SEMA, Artur Bruno. As empresas certificadas foram as pousadas Chez Loran e Vento de Jeri e o hotel Casa na Praia, que serão beneficiadas pelo selo por dois anos. Elas serão agraciadas na sede da SEMA (Av. Pontes Vieira, 2666 – Dionísio Torres).

“A aposta é que o exemplo das empresas certificadas possa influenciar positivamente outras instituições a participar de edições seguintes do Selo”, informam as técnicas da SEMA à Sara Pianowski e Magda Marinho, que gerenciaram o processo. O Selo Empresa Sustentável é um programa de Certificação Ambiental Pública, para identificar empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, como a utilização de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem e geração de impactos sociais positivos.

O Selo Empresa Sustentável é uma Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº 17.178, de 15 de janeiro de 2020, cuja seleção é realizada pela SEMA, mas é concedido a partir de um processo colaborativo e plural, de avaliação, executado por dois grupos técnicos. Um grupo é composto por consultorias ambientais locais e o outro, chamado Comissão Técnica de Avaliação (CTA), composto por universidades, entidades privadas e órgãos públicos, totalizando 31 instituições em ambos os grupos. As empresas são avaliadas no contexto de cinco Eixos Temáticos:

 1- Uso Racional da Água

 2- Destinação de Efluentes

 3- Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 4- Uso Racional de Energia Elétrica

 5- Responsabilidade Socioambiental.

Cada um desses indicadores foi elaborado de modo a se conectar diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, gerando um melhor aproveitamento de recursos ambientais da região e melhorando a qualidade de vida de todas as partes interessadas e impactadas pelo empreendimento.