SEMA certifica RPPN Aquiraz Riviera, a 40ª reserva de caráter privado do Ceará

5 de novembro de 2021 - 15:18

O Governo do Ceará certifica mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Trata-se da RPPN Aquiraz Riviera, localizada na área que engloba complexo turístico imobiliário, Aquiraz Investimentos Turísticos S.A., no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O ato de certificação ocorreu na manhã desta sexta-feira (5/11), no Gabinete Executivo, no edifício-sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e contou com a presença do secretário Artur Bruno e do administrador do Aquiraz Riviera, Coronel Wandocyr Edy Mori Romero.

Para o titular da Sema, RPPN é um tipo de Unidade de Conservação (UC) muito importante para a biodiversidade do Ceará, quando empresas e pessoas físicas podem também, garantir a preservação da flora e da fauna. “Com o Aquiraz Riviera fizemos uma parceria para criar esta nova RPPN, que com certeza, será uma área verde bem cuidada, preservada. O momento é de celebração”, disse. Ele destacou também o trabalho da equipe técnica da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema). “A Cedib coordena o programa de apoio à criação de RPPNs e ajudou tecnicamente o processo de criação desta UC de caráter privado”, afirmou.

O administrador do complexo Aquiraz Riviera, Coronel Wandocyr Edy Mori Romero, disse da satisfação pelo certificado e que a proposta de criação da RPPN foi caracterizada pela preocupação com o meio ambiente. “Evidentemente que ela aconteceu dentro de um contexto de um termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do nosso empreendimento”, disse. Para Romero, mais importante do que o propósito de preservar, é o propósito de desenvolver atividades de educação ambiental dentro da RPPN. “Para nós, é uma alegria muito grande poder contribuir com estudos e pesquisas que poderão ser feitos na área”, afirmou.

Exemplo

Ele também agradeceu a Sema, que tem sido uma boa parceira. “Nós temos várias parcerias com a Secretária e entre elas a parceria para criação dessa RPPN”, disse. “Que ela seja um exemplo para outros empreendedores, que motive-os a criar dentro de suas áreas de preservação permanente, RPPNs”, completou. Romero informou ainda que o Plano de Manejo da UC já está sendo elaborando e que a RPPN com está sendo inserida no cadastro nacional de reservas particulares. RPPN é uma categoria de UC de domínio particular, criada por meio de ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas de imóveis rurais ou urbanos, visando a conservação da natureza.

A Aquiraz Riviera é a 40ª UC de caráter privado, criada no Estado do Ceará. Lavrada em cartório, em caráter perpétuo, a RPPN tem o objetivo de preservar espécies da fauna e flora típicas do bioma Caatinga, além de conservar a biodiversidade e demais atributos encontrados no sistema ambiental relacionado ao domínio paisagístico do Litoral, tis como, lagoas interdunares e dunas fixas fitoestabilizadas.

Também participaram do ato de certificação, pelo complexo turístico imobiliário, o Subsíndico do Condomínio, Henrique Manuel dos Santos Belém; o Síndico, José Maria McCall Zanocchi e o assessor, Thiago da Ponte Sousa Rodrigues. Pela Secretaria do Meio Ambiente, o pesquisador Renan Guerra, da Equipe Cientista-chefe, e o técnico da Cedib, Lucas Barreira.

Sobre o Aquiraz Riviera

Maior complexo turístico imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera ocupa uma área total de 285 hectares, com 58 hectares de área de Proteção Ambiental e faixa de 1.800 metros de frente para o mar. O empreendimento é desenvolvido pelo Consórcio Luso-Brasileiro Aquiraz Investimentos S.A.