Ceará cria mais uma RPPN, dessa vez em Santana do Cariri no Sul do Ceará

29 de outubro de 2021 - 14:47

Mais uma área verde será protegida no estado do Ceará. Dessa vez, em Santana do Cariri no Sul, com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Azedos. “Com 8,97ha em uma região singular e especial para proteção dos nossos ecossistemas, a RPPN é mais um projeto apoiado pelo Programa de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema)”, disse o técnico, da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), que integra a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Sema.

Segundo a Cedib, a RPPN Azedos está inserida no bioma Caatinga com representativo estado de conservação, além de vários tipos de vegetações encontradas como a Vereda com buritizal, fitofisionomia rara no Estado. Reconhecida por meio da Portaria n° 134, publicada no Diário Oficial do Estado de 25 de outubro de 2021, é a 41ª UC de caráter privado no estado, a terceira criada por meio do Programa, e com o apoio da gestão do Parque Estadual do Sítio Fundão, configurando mais uma camada de proteção em Área de Preservação Permanente (APP), além de se inserir no contexto da APA da Chapada do Araripe.

Administradores

A RPPN será administrada pelo casal proprietário do imóvel, Severino Roberto Parente Garcia e Francisca Edna Ribeiro Parente. “Amantes da natureza e com propósitos preservacionistas, já estão indo para a segunda Unidade de Conservação (UC) de domínio particular”, informa a orientadora da Cedib, Andrea Moreira. O Programa de apoio às RPPN tem o objetivo de apoiar proprietários de imóveis urbanos e rurais para a instituição e implementação de Reservas Particulares, de acordo com o capítulo III do Decreto Estadual n° 31.255, de 26 de junho 2013 (DOE, 08 de julho de 2013) e Decreto Nº 32.309, de 21 de agosto de 2017(DOE,22 de agosto de 2017) .