Sema, UFC e município de Maracanaú assinam termo de cooperação para gestão compartilhada da Fazenda Raposa

25 de outubro de 2021 - 18:34

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representando o Governo do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura de Maracanaú assinaram conjuntamente, na manhã desta segunda-feira (25), Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover e apoiar à implementação e a gestão compartilhada da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa, unidade de conservação (UC) estadual. Participaram do ato ocorrido no Buffet Monte Rei, em Maracanaú, o Secretário-Executivo da Sema, Fernando Bezerra, o reitor da UFC, José Cândido Lustosa de Albuquerque, e o prefeito Roberto Pessoa.

Na ocasião Bezerra destacou a importância da ARIE para o Estado do Ceará. “Nós que já temos na Região Metropolitana de Fortaleza, UCs tão bem conservadas como o Parque Estadual do Cocó, a ARIE do Sítio Curió e o Parque Botânico, não justificava que uma área como essa, em Maracanaú, com uma coleção espetacular de Copernicia (carnaúba) não fosse transformada em uma UC”, disse. Destacou ainda a urgência de um projeto para trabalhar a conservação, citando o Plano de Manejo. De acordo com o termo assinado, caberá à UFC designar equipe técnica de docentes para a elaboração do documento, conforme Termo de Referência elaborado pela Sema.

Para o Prefeito Roberto Pessoa o momento é histórico e que ele tem pressa. “Esse equipamento foi doado há muito tempo pela UFC e a reunião de hoje é decisiva para definirmos tarefa e mostrar que o projeto é pra valer. Eu me coloco à disposição, assim como todo o meu secretariado, para fazermos uma reunião executiva para definir tarefas”, explicou. O secretário de Comunicação, Herivelto de Sousa, de Maracanaú, fez a apresentação de uma proposta de projeto, que sugere a implantação, dentro do território da ARIE, do: “ Centro de Tradições Nordestinas, Museu do Ceará e da Carnaúba, um jardim botânico e um polo de desenvolvimento científico e tecnológico”.

Integração

Para o reitor Albuquerque, a assinatura do termo marca o início da integração da Fazenda Raposa e da academia, com o município de Maracanaú. “A Universidade precisa se integrar, se incorporar, precisa da vida da sociedade. Espero que essa integração, que começamos hoje, se estenda para outras atividades na área do município”, afirmou. Conforme o documento assinada nesta manhã, entre as atribuições da UFC, está elaborar o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, os Inventários Faunístico e Florístico, dentre outros, bem como identificar e promover o desenvolvimento de Corredores Ecológicos na ARIE, buscando garantir o fluxo gênico da fauna e da flora.

Também compareceram à solenidade, a Deputada Estadual, Fernanda Pessoa, o diretor, Edgar Gadelha, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e também representante da família Johnson, a Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Prof.ª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, a gestora da ARIE, a técnica da Sema, Mara Silva, e o secretariado municipal de Maracanaú.

Fazenda Raposa

A área que corresponde a Fazenda Raposa foi doada à Universidade em 1969, quando ainda era propriedade da Companhia Ceras Johnson (S. C. Johnson & Son), empresa de produção de ceras. O Decreto Estadual 33.568, de 30/04/2020, cria a ARIE, de 136 hectares e perímetro de 5,63 quilômetros, para além de garantir a proteção de hábitat da fauna e da flora e dos corpos hídricos no local (lagoas Jupaba e Raposa), oferecer “à população um espaço natural, voltado a contemplação da natureza, lazer, educação ambiental e estímulo à pesquisa científica”.

A UC possui um alto valor ambiental, devido a sua exuberante cobertura vegetal e também por possuir uma coleção de palmeiras do gênero Copernicia, além de carnaubeiras nativas. Será administrada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC. Um acordo de cooperação técnica entre a Sema e a UFC foi celebrado, com vigência até 2039, para orientar a gestão compartilhada da ARIE.