Mauriti avalia substituir nim indiano, por espécies nativas produzidas nos viveiros da SEMA

19 de outubro de 2021 - 17:17

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, recebeu na tarde de hoje (19), em seu gabinete, o Prefeito em exercício, João Paulo Furtado, e o secretário, Paulo Gomes, da Agricultura, do município de Mauriti. Na pauta da reunião os seguintes assuntos: programa municipal de arborização urbana; um projeto de reflorestamento e recuperação de áreas degradas; criação de um horto florestal. Na ocasião, o prefeito informou que a administração municipal está avaliando a possibilidade de substituir a árvore neem (Azadirachta indica), existentes na cidade, por espécies nativas.

Segundo o técnico, Lucas Silva, da Coordenadoria de Biodiversidade, que também participou do encontro, a espécie Azadirachta indica, mais conhecida no Brasil como nim indiano, é uma planta exótica. “Essa demanda de Mauriti será encaixada no projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), de nove viveiros regionais, que estão sendo reestruturados e que ficarão prontos até o início de 2022”, disse.

A SEMA tem investido na implementação de novas unidades produtoras de mudas e capacitado equipes internas e de municípios na produção de mudas nativas do Ceará, a exemplo da recente instalação de um viveiro na Área Adahil Barreto (PE do Cocó), tem o viveiro do Parque Estadual Botânico e o viveiro na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Além, desses, mais 9 viveiros regionais.