Ceará se prepara para receber investidores comprometidos com a sustentabilidade

14 de outubro de 2021 - 17:33

Na manhã desta quinta-feira (14), no Centro de Eventos, em Fortaleza, o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, durante “Seminário Internacional sobre Hidrogênio Verde no Ceará: as vantagens competitivas do Ceará para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde”, relatou projetos que demonstram que o estado se prepara para receber investidores comprometidos com a sustentabilidade. “Até o final desse ano, a Assembleia Legislativa deverá aprovar o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Ceará (ZEEC), por meio do qual o empreendedor saberá onde ele vai poder empreender e onde as áreas de preservação permanentes ficarão intocáveis”, disse.

De acordo com Bruno, uma medida fundamental para preservar o que é preciso ser preservado e garantir a segurança jurídica para os empreendedores que são tão bem-vindos ao Ceará. Informou também que está sendo realizado o gerenciamento costeiro marinho liderado pela equipe Cientista-chefe Meio Ambiente, com a parceria da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), e que até o final do ano, será lançado o Atlas Costeiro e o Atlas Marinho do Ceará que virão se somar ao Atlas Eólico e o Solar. “São ações concretas, dentro dessa perspectiva que nós estamos aqui discutindo”, afirmou.

Na ocasião, o titular da Secretaria do Meio Ambiente destacou também que em 2016 o Governador Camilo Santana aprovou a Lei que estabeleceu a Política Estadual de Mudanças Climáticas e agora, nessa semana ele assinou decreto, determinando que o estado do Ceará reduzirá 50% das emissões de gases de efeito estufa. “Na Sema, estamos elaborando o Plano Estadual de Mudanças Climáticas e o inventário de emissões de gases de efeito estufa no estado do Ceará”, contou.

Hidrogênio Verde

Pioneiro em investir no potencial do Hidrogênio verde, uma nova tecnologia energética, o Ceará recebeu seminário internacional dedicado às vantagens da energia limpa e transição para um mundo descarbonizado. Nessa Live, participaram também, o governador do Ceará, Camilo Santana, o embaixador da União Europeia, Ignácio Ybánez, secretários estaduais do Ceará e grandes especialistas do Brasil e Exterior no assunto.

Hidrogênio verde é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não haja a emissão de carbono. Diferente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.