Área Adahil Barreto, no Parque do Cocó, tem manhã com doação de animais e Feira Agroecológica

9 de outubro de 2021 - 12:26

Manhã agitada neste sábado (9), na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, com dois eventos simultâneos: a Feira Agroecológica do Parque e encerramento da Semana Estadual de Proteção Animal. A Feira é uma ação do governo do Ceará, por meio das secretarias do Meio Ambiente (SEMA) e Desenvolvimento Agrário (SDA), com vários parceiros, como com a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema), Rede Eco Ceará e a ONG Prato Colorido.

O coordenador de Desenvolvimento Territorial e Cooperativosmo da SDA, Eduardo Barbosa, reafirmou o propósito de realizar a Feira quinzenalmente, de 7h às 12h, “cada vez com mais variedade de produtos”. Prestigiaram os eventos Adriane Paixão, veterinária da SDA, e Célio Fernando, secretário executivo da Casa Civil do governo do Ceará.

Doação de animais

Já a Semana de Proteção Animal foi realizada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani), da SEMA, e contou com parceiros como o DETRAN, Instituto Verdeluz e ONG Unidos pelos Animais, que coordenou o stand de doação de cães e gatos. Jeová Costa, titular da Coani, informou que houve também venda de produtos artesanais produzidos por ONGs de defesa dos animais, vacinação para os PETs e stand educativo da Escolinha de Trânsito do Detran, com foco na questão de necessidade de frear para os animais. O Instituto Verdeluz montou apresentação do seu trabalho de preservação da flora.

Maria Dias, secretária de planejamento e gestão interna da SEMA, adotou um cachorrinho. Caio Gadelha, advogado da ONG Unidos pelos Animais e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE, explicou que há “uma orientação em relação a cuidados básicos e alerta em relação a maus tratos”.

O titular da SEMA, Artur Bruno, ressaltou a expectativa da sanção, pelo governador Camilo Santana, da Lei de Proteção e Defesa Animal. A mensagem do Governo instituindo a nova política foi aprovada dia 29 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado.