Dia da Criança: Parques estarão abertos para receber toda a família

8 de outubro de 2021 - 15:57

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) reservou três dias para comemorar o Dia das Crianças. Neste sábado (9), domingo (10) e na terça-feira, 12 de outubro, nas áreas Padre Antônio Tomás e Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, está programada uma série de atividades esportivas, de lazer, entretenimento e educação ambiental, para a criançada. “A ideia é proporcionar alegria aos pequenos, além de incentivar o saudável encontro da família com a exuberante natureza das Unidades de Conservação (UCs) estaduais”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno. No domingo, as atividades do Viva o Parque acontecerão normalmente, de 8h às 12h, também no Parque Estadual Botânico, em Caucaia; na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maranguapinho. No dia 12, estes locais também estarão abertos, funcionado normalmente.

Sábado, na área Adahil Barreto, o movimento começa cedo com a Feira Agroecológica no Parque, que vai comercializar produtos orgânicos. Ao mesmo tempo, no mesmo local, a partir das 9h, encerrando a Semana Estadual de Proteção Animal, haverá um stand – próximo ao Cantinho dos Cães – para doação de animais domésticos, além de venda de produtos artesanais produzidos por ONGs de defesa dos animais e vacinação para os PETs. “A Escolinha de Trânsito do Detran também participará do evento, com foco na questão de necessidade de frear para os animais”, explica o gestor do Cocó, Paulo Lira.

Na área Padre Antônio Tomás, do Cocó, sábado e terça-feira, vai ter o arvorismo com dez estações de ecoaventura de 8 da manhã ao meio dia e das 14h às 17h. Para quem gosta de esportes com a bola, estarão disponíveis as quadras para as práticas de futsal, basquete e voleibol, além das quadras de areia para vôlei de praia e beach tênis. O Parque ainda dispõe de calçadão sinalizado e trilhas em meio à natureza. Domingo, de 7h às 12h, tem Viva o Parque. São várias atividades, para adultos e crianças, a exemplo da Tenda Infantil, com inúmeras brincadeiras coordenadas por educadores ambientais. Tem também o passeio de barco pelo rio Cocó.