CONSULTA PÚBLICA – Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Ceará

8 de outubro de 2021 - 16:09

O Cientista-Chefe em Meio Ambiente, Prof. Dr. Marcelo Soares e o Coordenador Científico da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará e Coordenador do setor de Mamíferos Continentais da referida lista, Prof Dr. Hugo Fernandes-Ferreira, vêm por meio deste documento convidar a sociedade civil para a fase de consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação de Mamíferos Continentais do Estado do Ceará.

Em agosto de 2021, foi realizada uma avaliação prévia das 115 espécies de mamíferos continentais documentadas no Inventário da Fauna do Ceará, onde um grupo de especialistas realizou um primeiro filtro em relação às categorias NA (não aplicável), DD (dados insuficientes), LC (menos preocupante) e RE (extinta regionalmente), de acordo com os critérios do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e IUCN (International Union for Conservation of Nature). Nessa segunda rodada,60 espécies serão encaminhadas para o crivo de um grupo maior de especialistas, que além de categorizá-las em NA (não aplicável), DD (dados insuficientes) e LC (menos preocupante), terão a responsabilidade de determinar as espécies NT (quase ameaçada), VU (vulnerável), EN (em perigo) e CR (criticamente em perigo).

Como você pode colaborar agora?

Baixe aqui uma planilha de Excel padronizada. Lá, você poderá inserir todos os registros que você dispõe das espécies de mamíferos continentais do Ceará, inserindo dados de localidade, município, coordenadas, tipo de registro, data e demais observações. Basta você preencher, salvar o arquivo com o seu nome (ex. Thiago Guerra. Planilha de Registros – Mamíferos Continentais.xlsx) e enviar para thiagoguerra@alu.ufc.br, com cópia para fernandes.ferreira@uece. Também em anexo, você encontra um arquivo do Google Earth com os registros que nós já dispomos de todas as 60 espécies que serão avaliadas.
Ressaltamos, entretanto, que o arquivo do Google Earth é somente para consulta. Seus registros devem ser inseridos na planilha do Excel.

Como você pode colaborar ainda mais?

Se você tiver qualquer dado populacional (tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros, etc.), comunique-nos. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie.

O que vem depois?

Você terá até o dia
09 de novembro para inserir suas colaborações. Nos dias 27 e 28 de novembro (9:00 – 12:00 / 14:00-18:00), teremos nossa rodada definitiva da Avaliação dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Estado do Ceará, onde será determinado oficialmente o status de conservação de cada espécie.

Nunca participei de uma lista de fauna ameaçada antes. Como faço para entender todo o processo?

Você já pode inserir seus registros agora, sem problemas. Mas no dia
22 de outubro, às 18:00, teremos um encontro de Alinhamento Metodológico, para que vocês entendam todo o processo de avaliação.

Esse processo gera certificação?

Sim. Tanto o alinhamento metodológico como todo o processo de colaboração até a publicação da Lista dos Mamíferos Continentais Ameaçados do Estado do Ceará resultará em certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA – CE).