Sema inicia capacitação dos profissionais do Teleférico do Caldas

5 de outubro de 2021 - 08:03

A Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou nos dias 28 e 29 de setembro, em Barbalho, curso de Educação Ambiental, voltado para gestores e operadores do Teleférico do Caldas. Ministrada pelo educador ambiental, Genario Azevedo, a capacitação, realizada no salão de convenções do Hotel das Fontes, na Chapada do Araripe, Distrito de Caldas, discutiu e debateu os seguintes temas: Educação Ambiental e Coleta Seletiva; Recursos Hídricos e Qualidade da Água; Código Florestal e Unidades de Conservação; e Agroecologia.

Para a auxiliar de serviços gerais, Lindicassia dos Santos, o curso foi importante. “Ampliou meus conhecimentos sobre separação de lixo e os impactos ambientais que afetam o planeta”, disse. “Um momento bem importante, onde falamos também do trabalho em equipe para o bem-estar no ambiente de trabalho e sobre zelar pelo meio ambiente”, completou. A atividade foi realizada com o apoio do Instituto Dragão do Mar e do Parque Estadual Sítio Fundão – unidade de conservação (UC) estadual. “Tomamos todos os cuidados necessários com os protocolos sanitários como distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel”, informou o ministrante do curso.

Complexo Ambiental Mirante do Caldas

O Teleférico do Caldas, em Barbalha, é um equipamento do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto Dragão do Mar. É parte do Complexo Ambiental Mirante do Caldas localizado no território que abrange duas UCs federais, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (Flona) do Araripe – Apodi. O Complexo conta com uma equipe própria de planejamento e operação, sob a supervisão e acompanhamento da Sema.