Governo do Ceará cria a RPPN Aquiraz Riviera

1 de outubro de 2021 - 09:06

“Mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é reconhecida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema)”, informa a técnica, Andrea Moreira, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema). “Parabéns a todos que se dedicaram nesse processo desafiador”, ressalta. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 29 de setembro, fica criada a RPPN Aquiraz Riviera, de interesse público e em caráter de perpetuidade, constituindo-se parte integrante do imóvel denominado Aquiraz Investimentos Turísticos S.A., no município de Aquiraz.

Com área total de 40,67 hectares, o objetivo da nova RPPN é o de preservar espécies da fauna e flora, típicas do bioma Caatinga, além de conservar a biodiversidade e demais atributos encontrados no sistema ambiental relacionado ao domínio paisagístico do Litoral, tais como, lagoas interdunares e dunas fixas fitoestabilizadas. A Reserva será administrada pela empresa Aquiraz Investimentos Turísticos S.A. “RPPN é uma unidade de conservação de domínio privado e perpétuo, com objetivo de conservação da biodiversidade, sem que haja desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade”, explica Andrea. Em território cearense já foram criadas 40 RPPNs.