Cientistas da Sema/Semace participam de reunião na Fiec sobre hidrogênio verde

28 de setembro de 2021 - 15:36

Equipe do Programa Cientista Chefe (Funcap/Sema/Semace) participou como convidada, da reunião entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal, ocorrida neste segunda-feira (27), no Observatório da Indústria. O vice-presidente da Fiec, Carlos Prado, e o consultor em energia, Jurandir Picanço, apresentaram ações desenvolvidas no Ceará em relação ao hidrogênio verde, além das potencialidades da região Nordeste em projetos do setor energético.

“O hidrogênio verde é uma forma potencial de energia limpa. Derivado de fontes renováveis como a água, em vez de combustíveis fósseis, pode ser usado para fornecer energia à indústria pesada e abastecer veículos de grande porte, como aviões e navios”, explicou o Marcelo Soares, coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente. Na ocasião, ele apresentou o Atlas Marinho do Ceará e do Atlas Costeiro do Ceará, que estão sendo elaborados e desenvolvidos pelos cientistas do programa. O coordenador científico do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, cientista Eduardo Lacerda Barros, também participou do encontro.

Pela Fiec, estiveram presentes, o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; o Coordenador do Núcleo de Energia, Joaquim Rolim; e o Presidente das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia/CE), Luis Viga. Também participaram: a diretora executiva comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Duna Uribe; a consultora internacional e diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio, Mônica Saraiva Panik; o Vice-Presidente da EDP Brasil, Luiz Otávio; e o gerente de projetos Brasil da Fortescue, Luiz Viga.

O MME foi representado por Agnes Maria de Aragão da Costa, Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios; Patrícia Encache Martins da Costa, Assessora da Secretaria-Executiva; Carlos Alexandre Príncipe Pires, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético; Márlon Arraes, Coordenador-Geral de Etanol e Giovane Vitória Machado, Diretor de Estudos Econômico Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).