Cientista chefe e Fiec apresentam planejamento costeiro para especialista em economia azul

28 de setembro de 2021 - 11:06

Equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace) apresentou projeto e os resultados já obtidos pelo Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará para consultor internacional, em economia azul, Miguel Marques. O encontro virtual, ocorrido no último dia 23, foi organizada pelo diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho. “Em parceria com a Fiec apresentamos o Planejamento, que acontece no âmbito do Governo do Ceará, por meio da Sema”, disse o coordenador, cientista Eduardo Lacerda, do Planejamento Costeiro e Marinho.

Marques é um economista português, especialista na área de investimentos e estratégias, relacionados com a Economia Azul. Ele elogiou a iniciativa que “envolve a academia, a gestão pública e a iniciativa privada voltada para o desenvolvimento de políticas públicas para a Zona Costeira e Marinha de forma integrada com vários setores” destacando o potencial de internacionalização do projeto. Ele também é parceiro da PricewaterhouseCoopers (PWC), uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria no mundo, presente em 158 países.

Também participaram da reunião, o Cientista-Chefe em Meio Ambiente, Marcelo Soares, os coordenadores de Núcleo do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará: da Fiec, Leilamara Andrade – Núcleo de Economia do Mar; do Labomar/UFC: Professora Maria Ozilea Bezerra Menezes – Núcleo Marinho; Professor Fábio de Oliveira Matos – Núcleo de Educação e Difusão do Conhecimento Costeiro e Marinho; Professor Paulo H. G. de Oliveira Sousa – Núcleo Costeiro.