Inaugurada Feira Agroecológica, permanente, na área Adahil Barreto, do Parque do Cocó

25 de setembro de 2021 - 19:04

A partir deste sábado (25), os frequentadores da área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó poderão usufruir da Feira Agroecológica no Parque. Localizada em uma das alamedas da Unidade de Conservação (UC) estadual, a feira, promovida pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Ceará, pela Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede Eco Ceará, funcionará, permanentemente, aos sábados, de quinze em quinze dias, das 7h ao meio dia.

Para o titular da Sema, Artur Bruno, a iniciativa “veio para ficar” e se integra a ideia de desenvolvimento sustentável. “É uma satisfação muito grande observar que enquanto nós estamos aqui, vendo toda essa produção agrícola familiar, saudável, e a agroecologia, gerar emprego e renda, ao mesmo tempo, nós também estamos nos divertindo, curtindo, contemplando e valorizando a bela natureza, a nossa fauna e a nossa flora”, declarou.

Para o agrônomo, Eduardo Barbosa, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) a feira representa a unificação das cooperativas do campo com as da cidade, o que pode nos ajudar a superar o grande desafio da pobreza. “A economia solidária e sustentável tem condições de fazer isso, nós temos condições de dar esse salto de qualidade”, disse. Na ocasião ele fez questão de destacar a Unicafes, que é a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, e a Cooperativa Prato Colorido, do Conjunto Palmeiras, de Fortaleza.

Se a ideia é mostrar que é possível promover a feira, para o produtor rural, Gabriel de Freitas Viana, do Sítio Cajuais, em Capistrano, no Maciço de Baturité, ela já está mostrando que veio para ficar. Bem animado, ele comercializava as hortaliças folhosas, como salsão, rúcula, espinafre, agrião e vários tipos de alfaces. “Eu estou muito feliz e grato com essa grande oportunidade que abriram para nós que estávamos precisando tanto. Essa feira vai ajudar muito na sustentabilidade da nossa família, aliás, já está ajudando, pois hoje, nem terminou e eu já vendi quase tudo”, afirmou.

Mais de 150 produtos orgânicos no Ceará

De acordo com o dirigente, Adalberto Alencar, da Fundação Cepema, os itens são bem variados e tem opções para todos os gostos. “Hoje, cerca de 80 tipos de produtos estão sendo comercializados aqui nesta feira: rapaduras, licores, cafés, arroz, feijões, legumes, frutas e verduras”, informou. “Temos mais de 150 produtos orgânicos no Ceará”, ressaltou. Ele relatou que própria rede de produtores criou um sistema de certificação, o que é permitido por lei.

Segundo Alencar, a legislação brasileira, voltada ao tema, é a melhor do mundo e permite que produtores e consumidores se organizem para certificar seus próprios produtos. “Nós exportamos para 25 países esse modelo de certificação produtiva e agora precisamos ter uma política pública potente para expandir, pois já temos a tecnologia e a metodologia, precisamos transformar e dar volume a isso tudo”, afirmou.

A enfermeira, Neila Rolim Canuto, consumidora habitué de produtos orgânicos, está muito satisfeita com a vinda da feira para o Adahil Barreto. “Este tipo de iniciativa é o que realmente vai revitalizae esse parque”, disse. “Os alimentos livres de agrotóxicos trazem energia vital para o nosso corpo, trazem a verdadeira saúde e confio nos produtos orgânicos”, completou, contando que esteve no município de Capistrano e viu “com os próprios olhos” a produção orgânica.

Presenças

A presença da Vice-governadora, Izolda Cela, prestigiou o lançamento da Feira Agroecológica no Parque. Na ocasião, ela lembrou a luta dos ambientalistas, ainda nos anos 1970, para preservar o espaço natural. “Hoje usufruímos desse parque e podemos viver este momento tão importante. Essa iniciativa é uma semente de algo muito maior que é a renda, a estruturação da agricultura familiar que produz algo tão valioso que é o alimento saudável”. Cela costuma caminhar na área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó.

O Deputado Estadual Moisés Braz, da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa também fez questão de destacar a “importante aproximação” do campo com a cidade e o papel da mulher na socioeconômica e na agricultura familiar. “O Governo do Ceará, por meio da Sema e da SDA, está criando essa oportunidade de trazer o campo para a cidade. Aqui não será apenas um espaço para comercializar, sobretudo, será um espaço para aproximar os produtores rurais, e a grande maioria é de mulheres, companheiras lutadoras, com a cidade”, destacou.

A Feira Agroecológica no Parque tem apoio do Instituto Agropolos do Ceará, além dos parceiros como a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA/MST), Associação do Chefes de Cozinha e Centro de Nutrição Prato Colorido.