Sema assina acordo para elaborar plano de combate às alterações climáticas

24 de setembro de 2021 - 18:40

No Ceará, assim como no Nordeste, no Brasil e em todo o planeta, as mudanças climáticas resultaram em períodos intensos de seca, redução das chuvas, e o aumento e intensificação do processo de desertificação, impactando também, na biodiversidade. Diante desse cenário, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA),buscando cooperação e compartilhamento de conhecimento, acaba de assinar acordo de cooperação com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e o Center for Environmental Peacebuilding (CEPB) para elaborar Plano Integrado de Biodiversidade, Mudanças do Clima e Combate à Desertificação.

De acordo com o técnico, Kelven Sousa, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), a parceria visa a construção do referido plano, por meio de um processo integrado com a participação de diversos atores. “Vamos trabalhar para mitigar as mudanças climáticas, através de ações que limitem a magnitude ou o ritmo do aquecimento global e suas consequências no território cearense”, disse. A proposta foi apresentada aos diversos grupos de direção da Sema, comitês, da Caatinga e Mata Atlântica, inclusive aos pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente. “Estamos em fase de articulação com os parceiros que atuarão no processo de elaboração”, encerra.

Saiba mais

Segundo o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na região Nordeste do Brasil, as áreas semiáridas e áridas vão sofrer uma redução dos recursos hídricos por causa das mudanças climáticas. A vegetação semiárida provavelmente será substituída por uma vegetação típica da região árida. Grandes perdas de biodiversidade ocorrerão com um aquecimento de 2.0°C a 3.0°C acima dos níveis pré-industriais.