Camilo sanciona lei que amplia em 44% a área da Pedra da Risca do Meio, único parque marinho do Ceará

21 de setembro de 2021 - 15:57

O Parque Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim) teve sua área ampliada em 44%. A lei de ampliação da Unidade de Conservação (UC) estadual foi assinada nesta terça-feira (21), pelo governador Camilo Santana. Ao sancionar a lei ,o Governo do Ceará está aumentando a área de preservação ambiental do único parque estadual marinho que temos. “Ele passa dos atuais 3.320 para 4.790,16 hectares. A medida vai contribuir ainda mais para a manutenção desse santuário, totalmente submerso, criado em 1997, abrigo de uma grande diversidade biológica”, disse secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

A ampliação da Pemprim se baseia no Plano de Manejo (2019), que mostrou a necessidade da preservação de importantes áreas de recife e corais localizadas ao sul do Parque. Localizada a cerca de 10 milhas náuticas (18km) do Porto do Mucuripe, é considerado um berçário da vida marinha e área de reprodução de diversas espécies. Para Bruno, “trata-se de um grande ganho para a preservação ambiental e para o turismo ecológico. Ganha o Ceará, mas sobretudo, ganha a sociedade e a biodiversidade”.

A nova lei confirma as atividades permitidas em cada área da Pedra da Risca, antes definidas pelo Plano de Manejo: Zona de Preservação (956,59 ha): Zona de Conservação (3.833,57 ha); e Zona de Amortecimento (25.403,80 ha). O Governo do Ceará vem desenvolvendo nos últimos anos, uma política de expansão e de criação de UCs. Em 2015, no início da gestão Camilo Santana, haviam 24 unidades de conservação estaduais, no próximo ano esse número seja ampliado e serão 41 protegidas.

Biodiversidade

Uma pesquisa do Instituto de Ciência do Mar (Labomar/UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de São Paulo(USP), tendo como foco os peixes, revelou a ocorrência de 131 espécies na área do Parque, cuja profundidade varia de 17 a 30 metros. Do total de espécies, seis são endêmicas das águas brasileiras, ou seja, só ocorrem no Brasil, e 13 estão presentes em listas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas.