Dia Mundial de Limpeza: SEMA e Prefeitura de Caucaia fazem ação no Cumbuco

18 de setembro de 2021 - 15:26

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou de uma ação na praia do Cumbuco, em Caucaia, junto com a Prefeitura Municipal, no Dia Mundial de Limpeza de praias, rios e lagoas. A
concentração inicial foi na barraca Dunas Beach. O prefeito de Caucaia, Vítor Valim, deixou claro: “a maior indústria que tenho eu Caucaia é o turismo e preservar o meio ambiente é fundamental para continuar gerando emprego e renda”. Bruno ressaltou que a SEMA trata Caucaia como “prioridade máxima, com a expectativa da praia do Cumbuco conquistar a Bandeira Azul, que será um orgulho para o Ceará”. A praia está concorrendo ao selo do programa Bandeira Azul, certificação de caráter socioambiental, reconhecida internacionalmente, com foco em quatro temas: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, e gestão ambiental.

Na sequência, o sistema Coastsnap Cumbuco foi apresentado pelos professores integrantes do programa Cientista Chefe do Meio Ambiente, Eduardo Lacerda e Marcelo Soares. Através de placas bilíngues colocadas na praia, os usuários poderão compartilhar fotos da praia que servirão para monitoramento da situação da costa. “O sistema já existe no Pacheco, agora no Cumbuco, e mais duas praias de Caucaia terão placas semelhantes”, informou Marcelo.

O evento teve participação das coordenações de Biodiversidade (Cobio), Educação Ambiental (Coeas) e Desenvolvimento Sustentável (Codes). A coordenadora da Codes, Luzilene Saboia, ressaltou a parceira com várias instituições, como o Sesc Iparana, Cagece e Enel. “Tivemos este ano ações em 37 cidades (23 do litoral) e mais 17 UCs, além de seis movimentos da sociedade civil”. O cortejo de limpeza, que percorreu todas as praia de Caucai, teve o reforço dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs).

O Dia Mundial da Limpeza de 2021 ou World Cleanup Day acontece em mais de 180 países, com a participação de mais de 50 milhões de voluntários que vão limpar as suas comunidades, bairros, parques, florestas, desertos, rios, praias e lagoas.