REVIS Periquito Cara Suja é certificado como “Guardião das Abelhas Sem Ferrão”

17 de setembro de 2021 - 12:33

Na manhã desta sexta-feira (17), as equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité e do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-Suja participaram da capacitação “Orientações de combate à exploração de abelhas nativas”. A zootecnista, Hiara Meneses, do Ecomuseu de Pacoti, ministrou a formação. Na ocasião, o REVIS Periquito Cara Suja foi reconhecido como “Guardião das Abelhas Sem Ferrão” e recebeu do ECOMUSEU, duas colônias com abelhas sem ferrão: canudo (scaptotrigoba Depilis) e uruçu (Melipoba rufiventris).

A gestora das duas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Patrícia Jacaúna, informou que recebeu o certificado “Guardião das Abelhas Sem Ferrão”, das mãos do professor e coordenador do Ecomuseu de Pacoti, Levi Jucá. “Foi uma honra, ele é uma referência em educação integral. Para ele, qualquer lugar pode ser uma sala de aula, a exemplo da Mata Atlântica”, disse. O Ecomuseu (www.ecomuseu.com.br ) é uma entidade comunitária sediada em Pacoti, mas que não se limita ao espaço e nem a uma coleção, mas compreende todo o território e patrimônio cultural e natural do município e região serrana.

De acordo com o Ecomuseu “a criação de abelhas sem ferrão estimula os agricultores a preservarem áreas de mata nativa, já que é baseada nessa vegetação que haverá um ótimo desenvolvimento das colônias. Assim sendo, a meliponicultura se encaixa perfeitamente nos preceitos do tripé da sustentabilidade, que são: atender as necessidades econômicas, ambientais e sociais, sendo que estas devem interagir de forma integrada”.

Sobre a APA e o REVIS

A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará. Abrange uma área de 32.690 hectares e está localizada na porção Nordeste do Estado, na região serrana de Baturité.

O REVIS Periquito Cara Suja foi criado por Decreto Estadual em 2018. Trata-se de uma UC de categoria Proteção Integral, tem como finalidade, assegurar condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna da região. Com área de 39,12 hectares e com 855 metros de altitude, o REVIS está situado no Sítio Campo do Batalha, na porção noroeste do município de Guaramiranga, pertencente à bacia do rio Pacoti, microrregião do Maciço de Baturité, Estado do Ceará.