Bruno discute o AJA com superintendente da agência ambiental de Sobral

3 de agosto de 2021 - 11:57

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, recebeu nesta manhã, 3 de agosto, em seu gabinete, o Superintendente Francisco Erlanio Matoso de Almeida, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral, e o Diretor de Fiscalização, Thiago Silva Bezerra. “O objetivo do encontro foi nivelar as informações do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) no município, como o quantitativo de vagas remanescentes e sobre o novo edital”, informou o Secretário Bruno.

O técnico, Hermógenes Henrique, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), também participou da reunião, ele coordena o AJA no âmbito da SEMA. Na ocasião foi discutida a necessidade de definir um técnico como ponto focal, para atuar no suporte aos agentes jovens ambientais, a elaborar projetos socioambientais em Sobral. Na oportunidade, o Secretário Bruno também comunicou que estará presente na entrega dos fardametos aos AJAs e no início das atividades do Plano de Ação Comunitário (PAC), no município. “Ainda não temos uma previsão de data para entrega dos fardamentos”, informou Hermógenes.

Sobre o AJA

O Programa AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coeas, oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

Os candidatos selecionados para o Programa farão jus aos seguintes benefícios: auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês; curso de formação; seguro acidente; fardamento e certificados.