Seminário apresenta Proposta de Criação da UC Estadual dos Açudes Pacoti, Riachão e Gavião

21 de julho de 2021 - 18:21

A Secretária de Planejamento e Gestão Interna, Maria Dias, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, do Seminário de Apresentação da Proposta de Criação da Unidade de Conservação (UC) Estadual dos Açudes Pacoti, Riachão e Gavião. O evento virtual transmitido ao vivo pelo canal oficial da Sema no YouTube teve como objetivo, “informar a sociedade sobre os detalhes do estudo que será realizado para a criação da UC, as etapas de implementação do projeto e a importância do espaço para a proteção dos recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza”.

Para a representante da SEMA, a UC ,“quando criada”, vai trazer maior proteção para os nossos mananciais e “será a realização de um sonho”. Ela lembrou que no passado participou de um estudo nesse trecho quando ainda não havia preocupações com a questão ambiental. “Discutíamos muito, como proteger as margens para a garantia de água mais pura para a população”, disse. “Me sinto muito feliz por termos sido procurados pela equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), para juntos, pensarmos essa área como uma unidade de conservação”, completou.


Segundo Dias, “essa parceria é fundamental” e não é possível pensar em gestão de águas se não tivermos um ambiente equilibrado e uma boa vegetação. “A SEMA acatou a ideia e assim passou a discutir todo esse processo”, contou. “As informações colocadas neste momento do seminário, não são apenas para os membros dos comitês de bacias, mas para a população como um todo. Criar uma UC significa um impacto positivo e proporcionar qualidade de vida para todos nós que somos abastecidos por esses mananciais”, encerrou. O projeto é realizado com o apoio da SEMA, por meio da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), que integra a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA).

Também presentes ao evento, o Secretário de Planejamento, da Cogerh, Elano Lamartine, e do Vice-presidente do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza, Alexandre Belém. “É um projeto inovador fazer uma área de preservação para estes corpos hídricos tão importantes para o nosso Estado”, disse Belém. “Estamos tratando aqui, de três reservatórios – açudes integrados – que fazem parte de uma ampla infraestrutura hídrica, construído ao longo de 27 anos de gestão das águas, aqui no Ceará”, completou Lamartine.


A Coordenadora do estudo, Kátia Kuri, consultora da empresa Nippon Koei Lac do Brasil Ltda. contratada pela Cogerh para executar os estudos, fez uma apresentação geral do plano de trabalho, mostrou as etapas do processo de criação e falou sobre a importância do projeto para o estado do Ceará. “Criar Unidades de Conservação na Região dos Açudes Pacoti, Riachão e Gavião, vais proteger os recursos naturais, os recursos hídricos e garantir o abastecimento público, além de garantir a manutenção das espécies e dos modos tradicionais de vida das populações”, explicou a coordenadora.

Sobre o Projeto

O projeto da UC contempla os três principais açudes da RMF: Pacoti, Riachão e Gavião e abrange uma área de 173 km². A Unidade percorrerá os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aquiraz, Horizonte e Pacajus. Será uma UC estadual exatamente por abranger mais de um município.

Os estudos de implementação do projeto serão divididos em cinco etapas, distribuídos em fases, tais como: Plano de Mobilização Social, Levantamentos do Meio Físico, Biótico, Socioeconômico e Fundiário, Levantamento dos Impactos Ambientais e Consultas Públicas.