Cagece adere ao Coleta Seletiva Solidária

15 de julho de 2021 - 09:26

Por meio de live a ser transmitida no Instagram da empresa, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) assinará, na próxima sexta-feira (16), o termo de cooperação da Coleta Seletiva Solidária, junto à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). Isso significa que, a partir de agora, a separação do lixo sólido e úmido, já realizada em algumas unidades da Cagece, será ampliada para toda a empresa. Além disso, o programa prevê também a doação de todo material reciclável coletado para associações ou cooperativas de catadores.

O objetivo da ação é implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos órgãos da administração pública estadual direta e indireta. Ela surgiu da necessidade de diminuir os impactos à saúde humana e à qualidade ambiental, causados pelo descarte incorreto de resíduos no meio ambiente. Na Cagece, a última semana foi marcada por uma força-tarefa de adesivação das lixeiras de coleta seletiva.

O programa também pretende incentivar a inclusão social e a emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis do Ceará. A escolha das instituições beneficiadas será feita mediante sorteio público, realizado pela comissão gestora da Sema, responsável pelo Coleta Seletiva Solidária. Cada associação ou cooperativa fará a coleta por um período consecutivo de seis meses, quando outra instituição assumirá a responsabilidade, seguindo a ordem do sorteio.

Saiba Mais

A Coleta Seletiva Solidária consiste na distribuição de recipientes para a separação de dois tipos de resíduos: os secos e os úmidos. Devem ser destinados aos recipientes de resíduos secos: papel, papelão, metal, plástico, vidro e embalagens de suco e leite. Já objetos como guardanapo sujo, papel sujo ou molhado, restos de alimentos e bituca de cigarro, devem ser destinados aos recipientes de resíduos úmidos.

Serviço

Assinatura do Termo de Cooperação da Coleta Seletiva Solidária
Quando: 16/7, às 9h30
Onde: instagram @oficialcagece e Youtube:\SemaSecretariadoMeioAmbiente