Artur Bruno deu uma aula sobre meio ambiente e sustentabilidade em evento promovido pelo SESC

7 de julho de 2021 - 18:44

Na tarde desta quarta-feira, 7 de julho, o titular da Secretaria do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou do Webinar – Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pelo SESC Iparana Hotel Ecológico e Sistema Fecomércio. Ele apresentou palestra para o encontro virtual que estava sendo gravado diretamente da sede do hotel, um paraíso ecológico no Litoral do Ceará, e retransmitido pelo Youtube Sesc Ceará. O evento foi conduzido pelo educador ambiental, Francisco Cardoso, e pelo supervisor pedagógico, Samuel Moreira, ambos do Hotel Ecológico.

O Diretor Regional do SESC, Henrique Jorge Javi, abriu o webinar lembrando que nasceu no ano da 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, em 1972, o que ao longo do tempo, fez dele uma pessoa mais comprometida com a questão ambiental. “ Eu nasci no ano da Conferência de Estocolmo, ocorrida na Suécia, e carrego esse dia de aniversário com muito prazer”, disse. “No SESC, a orientação é sensibilizar para a integralidade e benefício do planeta e de todos”, completou.

Como nada acontece por acaso, Bruno abre a palestra exatamente explicando o importante papel das conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), para a disseminação da cultura ambientalista. “Esta é uma discussão relativamente recente, nos anos 1960 surgem as lutas pelos direitos humanos, das mulheres e o movimento hippie, e o tema começa a ser mais discutido”, relatou. “Foi em 1972, na Conferência de Estocolmo que o mundo inaugurou a agenda mundial de discussões ambientais e escolheu 5 de junho, como o Dia Mundial do Meio Ambiente”, completou.

“Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que se reuniu para discutir e aprofundar propostas mundiais na área ambiental, apresentou o documento Nosso Futuro Comum, mais conhecido como Relatório Brundtland, uma referência a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, que chefiou a comissão”, explicou. “Vinte anos depois da primeira conferência, a ONU traz para o Brasil, naquela época referência mundial em biodiversidade, a 2ª Conferência, conhecida até hoje como Rio 92”, contou. “O Brasil já era tido como o detentor da maior biodiversidade planetária”, ressaltou.

Bruno também apresentou temas considerados problemas ambientais, a exemplo do aquecimento global. “A temperatura do planeta aumentou 1,2 graus e se não houver uma mudança drástica de comportamento por parte da humanidade, vamos vivenciar catástrofes que poderão destruir a natureza e até os seres humanos”, alertou. Ele também explicou como se forma o aquecimento global. “As geleiras vão derreter, aumentando o volume dos mares e assim muitas ilhas irão desaparecer, em diversas partes do mundo”, seguiu alertando.

Mas Bruno não ficou apenas nos problemas. Ele disse que solução é possível e que depende muito de nossas atitudes. Ele citou o Protocolo de Kyoto, acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Kyoto, Japão, em 1997. “Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera”, disse. Citou também a Conferencia do Clima (COP 21), em 2015, em Paris. “Limitou o aumento da temperatura global ao máximo de 2ºC em relação aos níveis da era pré-industrial”, explicou. Por fim ele citou, um a um, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015, pela ONU, durante evento em Nova Iorque. “Um conjunto de objetivos para suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta”, encerra.

O Webinar – Meio Ambiente e Sustentabilidade foi encerrado por Samuel Moreira. Ele agradeceu e parabenizou o Secretário Bruno “pela sua importantíssima contribuição e conhecimentos compartilhados aqui”. O evento teve “como premissas, a importância da preservação do meio ambiente, o fortalecimento da cidadania por uma cultura mais igualitária, visando difundir e incentivar uma maior consciência na população sobre a importância da adoção de hábitos sustentáveis”.