Bosque da Memória, no Pecém, planta 200 mudas de nativas para homenagear vítimas da covid-19

16 de junho de 2021 - 08:40

Pecém ganha Bosque da Memória, resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Usina Termelétrica Pecém – EDP Brasil, no contexto do Programa Ceará Mais Verde. Na manhã do último dia 11 de junho, sob a coordenação do técnico, Christopher Morais da Célula de Políticas de Flora, da SEMA e da gestora, Aline Parente, da unidade de conservação (UC) estadual, Estação Ecológica (ESEC) do Pecém, foi realizado o plantio de 200 mudas de espécies nativas em uma área do empreendimento, dedicada à campanha nacional “Bosques da Memória”.

Segundo Christopher, foram plantadas mudas de Ipê-roxo, Mororó, Chichá, Pajeú, Pau-pombo e Oiti, no Bosque da Memória da EDP. “A campanha tem como objetivo plantar árvores e recuperar florestas, mas também é um gesto simbólico para homenagear vítimas da Covid-19”, disse. “A iniciativa da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, conta com a parceria da SEMA, aqui no Ceará”, explicou.

As espécies de mudas foram produzidas e doadas pelo Viveiro do Parque Estadual Botânico do Ceará, resultado da Cooperação Técnica entre a Secretaria e a EDP. “A cooperação está de acordo com o Programa Ceará Mais Verde, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA) que busca contribuir com a recomposição da cobertura vegetal do estado”, disse a gestora da ESEC Pecém. O programa atende a Lei Estadual 16.002/2016 de incentivo e valorização das espécies vegetais nativas. Saiba mais sobre o Ceará Mais Verde em: https://www.sema.ce.gov.br/doacoes-de-mudas-viveiro-parque-estadual-botanico-do-ceara/ .

Três unidades de conservação (UCs) estaduais já contam com Bosques da Memória, o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, o Parque Estadual Botânico, em Caucaia, e o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito da Cara Suja, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, em Guaramiranga. Por conta da excelente preservação, estas UCs receberam o título de Postos Avançados da Mata Atlântica.