SEMA inaugura Alameda Pau Brasil no Espaço Adahil Barreto, do Parque do Cocó

4 de junho de 2021 - 14:25

Há, pelo menos, 500 anos, o Pau Brasil faz parte da identidade povo brasileiro e agora, também fará parte da identidade do Parque Estadual do Cocó. Neste sábado, 5 de junho, quando o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, será inaugurada a Alameda do Pau Brasil, no Espaço Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. A solenidade acontece às 10h, faz parte da programação do Junho Ambiental 2021, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e contará com a presença do Secretário Artur Bruno.

Segundo Bruno, é “nossa homenagem à Árvore Símbolo do Brasil, e que deu nome, inclusive, ao nosso País”. As árvores plantadas no Cocó formam uma bela alameda. “Colocamos no local, placa de identificação com informações sobre a espécie, uma forma de informar e educar a população quanto à importância do Pau Brasil (Caesalpinia echinata), para a história do nosso País”, disse. Apesar de ser um símbolo, desde 1992, a espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, está na lista de árvores com risco de extinção e por isso, é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da sua madeira, ilegal.

Na oportunidade, no mesmo local, deverá também ser inaugurado o Viveiro de Mudas, construído em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Saiba mais*

O Pau-Brasil pode alcançar entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco reto, com casca cor cinza-escuro. As folhas possuem a coloração verde médio, brilhantes. As flores possuem quatro pétalas amarelas e uma menor vermelha, ambas, muito aromáticas. Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos e contém de uma a cinco sementes, de cor marrom.

SERVIÇO
Inauguração da Alameda Pau Brasil do Parque Estadual do Cocó
Dia: 5 de junho (sábado)
Hora: 10h
Local: Espaço Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó