Inventário da Flora Cearense já está disponível no site da SEMA

7 de maio de 2021 - 16:54

Lançado nesta sexta (07/05), às 14h, com transmissão pelo canal do Youtube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), o Inventário da Flora Cearense já está disponível no site da Secretaria (www.sema.ce.gov.br). Trata-se de um levantamento de cerca de 2.465 de espécies plantas com flores e frutos que existem em diferentes locais do Estado como, por exemplo, sertão, zona costeira, ambientes aquáticos, chapadas e serras.

Participaram do evento os secretários estaduais do Meio Ambiente, Artur Bruno; da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o diretor florestal Adírson Marques, da Semace; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno; os reitores Hidelbrando dos Santos Soares, da Universidade Estadual do Ceará; Fabianno Cavalcante de Carvalho, da Universidade Estadual Vale do Acaraú; o pró-reitor Jorge Herbert, da Universidade Federal do Ceará; Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, da Universidade Regional do Cariri; o coronel Isaac Rodrigues do Nascimento, Comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA); o general Júlio Lima Verde Campos, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; a professora Maria Iracema Bezerra Loiola, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará; professor Marcelo Soares, Coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente; o diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Jorge Barbosa Soares; a diretora Maria Ozilea Bezerra Menezes, do Instituto de Ciências do Mara (Labomar), da UFC; a professoraDenise Hissa,do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará.

Na abertura, Marcelo Soares enfatizou o processo de trabalho coletivo, feito por pesquisadores da UFC, UECE, URCA e UVA e que compila informações provenientes de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas. “Não teríamos conseguido sem uma vasta equipe de colaboradores”, afirmou. O inventário foi coordenado pela professora Iracema Loiola, do Departamento de Biologia da UFC. Ela lembrou do primeiro herbário fundado no Brasil, por Dom João VI, no Rio de Janeiro, e do primeiro herbário cearense, inaugurado em 1939, pelo professor Prisco Bezerra. “É importante dizer isso para que se compreenda que este Inventário é fruto de várias pesquisas feitas há anos. 1.250 espécies estão na caatinga, nosso principal bioma”, ressaltou.

Tarcísio Pequeno, por sua vez, lembrou que o programa Cientista Chefe só existe no Ceará, por conta da vontade do governador Camilo Santana e da academia, que revolveram aproximar ciência e sociedade. “Este é o Brasil que queremos: preocupado com sua flora, com seu futuro, com sua gente”. Na sequência, Inácio Arruda disse que o programa Cientista Chefe está renovando a pesquisa científica básica, “o que garante a inovação e a competência da academia aplicada ao setor público e ajuda a manter a inteligência em nosso Estado”.

No encerramento, Bruno lembrou que o Ceará é “um estado pobre, mas, percentualmente, é o que mais investe no Brasil, com destaque para a educação, cultura e ciência. Nós precisamos do conhecimento dos cientistas e do empreendedorismo dos empresários”.

Os dados do Inventário estão disponíveis no site da SEMA, com livre acesso, e serão atualizados online pelos pesquisadores à medida que ocorram novos registros de espécies. A ideia é que o inventário auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos.

O inventário será de livre acesso e terá como público-alvo gestores públicos (munícipios, estados e governo federal), consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais, estudantes e pesquisadores. O produto é inovador no âmbito do Estado do Ceará e do Nordeste sendo fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FUNCAP) no âmbito do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente em parceria com a SEMA e Semace. A iniciativa possui pioneiro no âmbito nacional pois articula o conhecimento acadêmico e a gestão pública visando políticas inovadoras na área ambiental.

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.