SEMA participa da reunião nacional sobre o balanço dos Bosques da Memória

24 de fevereiro de 2021 - 14:13

 

Na manhã desta terça-feira (23/2), equipe da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou de reunião com a Coordenação da Campanha Bosque da Memória. Na pauta do encontro virtual, um balanço da iniciativa solidária, lançada dia 12 de dezembro de 2020, pelo coletivo Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, com o apoio de ONGs e instituições, a exemplo da SEMA.

De acordo com Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da RBMA, é uma campanha que convida à ação pela qualidade ambiental do planeta, com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e em agradecimento aos profissionais de saúde no Brasil. “Uma a forma de reconectar a humanidade à natureza”, disse. “Além de buscar a transformação desse momento de tristeza em esperança na Mata Atlântica, marca o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 declarada pela ONU”, completou o dirigente que coordenou a reunião.

Até o momento já existem 49 Bosques da Memória. Três estão no Ceará: Parque Estadual do Cocó (Fortaleza), Parque Estadual Botânico (Caucaia) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito da Cara Suja (Guaramiranga), na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Entre Ipê roxo, Carnaúba, Ubaia, Ipê amarelo, Peroba, Ubaia, Pau branco, nos bosques do Ceará, estão plantadas 220 árvores.

“A campanha tem dois meses e meio de vigência e este é um número expressivo”, destacou Lino. “Dos 17 estados que abrangem o Bioma Mata Atlântica, 15 estão participando, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo já foram plantadas 2.885 mudas”. A participação é voluntária e aberta a todos os interessados.

Kelven Pinheiro, da Ceflor/Cobio/SEMA, informou que na Festa Anual da Árvore 2021, que acontece em março próximo, no Ceará, a campanha será retomada com bastante destaque. “Vamos dedicar um dia para o plantio de mudas nos Bosques da Memória”. Representando a SEMA, também participaram: Natália Normandes, da APA da Serra de Baturité e REVIS Periquito Cara Suja e Roberta Miranda, do Parque Estadual Botânico do Ceará e representante do bosque da Memória, no âmbito da unidade de conservação, Paulo Lira e Antônio Ronaldo, respectivamente Gestor e Educador Ambiental do Parque Estadual do Cocó, e Tarcilia Rego, da Ascom/SEMA.