SEMA, UFC e Prefeitura de Maracanaú debatem sobre Fazenda Raposa

22 de janeiro de 2021 - 16:11

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, recebeu em seu gabinete, na manhã de hoje (22), o Reitor Cândido Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Prefeito Roberto Pessoa e a Secretaria de Agricultura Familiar, ambos de Maracanaú, e a deputada estadual, Fernanda Pessoa (PSDB), Na pauta da reunião, a nova Unidade de Conservação (UC) estadual Fazenda Raposa. Também participaram, o Secretário-Executivo, Fernando Bezerra, e a arquiteta Lívia Reis, da SEMA e a gestora Mara Silva, Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Aratanha.

“A Área de relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa é uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável, instituída por meio de decreto estadual, em abril de 2020”, explicou Artur Bruno. Ele também relatou aos participantes, a parceria da SEMA com a UFC, iniciada a partir de solicitação do então Reitor Henry Holanda Campos, que resultou na criação da UC em questão. “O Termo de Cooperação Técnica, assinado com a Universidade, tem como objetivo a implementação de medidas, destinadas ao desenvolvimento de ações de interesse mútuo, tendo como foco ,a preservação da Fazenda Raposa, agora uma área protegida”, disse.

Para o Prefeito Roberto Pessoa, a presença do município na reunião está relacionada diretamente com o interesse do mesmo em investir em desenvolvimento sustentável. Para o executivo, “a área tem grande potencial para a conservação da natureza e para o turismo com sustentabilidade”. Na ocasião, também foi apresentado o Relatório Técnico 07/2021 – SEMA/Cobio/ARIE Fazenda Raposa. O documento refere-se às informações obtidas durante vistorias realizadas na unidade de conservação por técnicos da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA).

Segundo a gestora Mara Silva, durante a vistoria pôde-se observar que a ARIE necessita de várias intervenções para dirimir e mitigar impactos ambientais visíveis, além de intervenções para garantir a segurança dos usuários. “Ao final do encontro, ficou decidido a formação de uma comissão que vai levantar os problemas e as potencialidades da UC e assim definir medidas a serem tomadas para viabilizar o uso do espaço pela população”, explicou. Dia 27 de janeiro, às 14 h, acontecerá reunião no Gabinete do Reitor da UFC, com a participação de integrantes da nova comissão. “O grupo já sairá de lá com as demandas definidas”, encerra.