SEMA está atenta às ações dos consórcios nos municípios

21 de janeiro de 2021 - 13:04

Natália Cruz, Superintendente do Cores,recebe representantes do município de Milagres.

Os consórcios estão se movimentando. O Consórcio de Resíduos Sólidos Cariri Oriental (Cores) discutiu essa semana projetos que serão desenvolvidos em 2021, em Milagres, reforçando o interesse do município em desenvolver ações em parceria com o Cores. Já o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús I (CRS) planeja reaproveitar o óleo de cozinha usado em frituras e já iniciou trativas com o Projeto Eco Juá, no Cariri e que “desde 2016 já tirou de circulação 50 mil litros de óleo”.

Para a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), que vem acompanhando e monitorando o cumprimento das metas disponibilizadas nos Planos de Coleta Seletiva, os consórcios estão evoluindo em suas ações, buscando executar e cumprir essas metas. “A nossa competência, quanto instituição é formular, acompanhar e monitorar à execução da Política Pública de Resíduos Sólidos”, disse a técnica, Luana Bezerra, da Célula de Gestão Territorial, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes). “A SEMA, por meio da Codes, tem monitorado o cumprimento das ações e isso tem apresentado resultados”, completou.

Planos de Coletas Seletivas Múltiplas

Os Planos de Coletas Seletivas Múltiplas objetivam nortear os municípios cearenses, quanto às suas potencialidades e deficiências frente a gestão de resíduos sólidos, no âmbito local. “Constituem-se na ferramenta indispensável à execução da Política Estadual de Resíduos Sólidos, dada à necessidade de apoiar e fortalecer os municípios em suas ações de gestão, na implementação da referida política”, encerra Luana.